Home > Notícias

Segundo pesquisa, Android é o OS móvel que mais cresce nos EUA

Sistema ampliou em 6,5 pontos percentuais a sua base de usuários entre os meses de agosto e outubro deste ano.

IDG News Service

06/12/2010 às 10h41

Foto:

A plataforma Android, da Google, continua crescendo mais rápido que concorrentes como o BlackBerry OS, da Research in Motion (RIM), e o iOS, da Apple, de acordo com dados divulgados pela comScore.

Segundo a empresa de pesquisa, o Android ampliou em 6,5 pontos percentuais sua base de assinantes entre os meses de agosto e outubro. Enquanto o número de assinantes da RIM caiu 3,5 pontos percentuais e o da Apple apresentou leve crescimento. Os resultados foram comparados com o estudo anterior, realizado entre maio e julho de 2010.

No entanto, em participação no mercado, a plataforma móvel da Google ainda permaneceu no terceiro lugar, atrás do BlackBerry e do iOS.

Todos os resultados foram baseados em uma pesquisa com cerca de 30 mil assinantes de serviços de telefonia móvel, com idade superior a 13 anos, disse um porta-voz da comScore.

Durante o período, a RIM conquistou 35,8% de participação, inferior aos 39,3% de julho. Já a companhia de Steve Jobs chegou a 24,6%, superior ao índice anterior de 23,8%. Enquanto isso, a gigante de buscas atingiu a marca inédita de 23,5% dos assinantes, superior aos 17% de julho.

Muitos analistas acreditam que o Android será a segunda plataforma móvel mais usada no mundo até o final de 2010, atrás apenas do Symbian, da Nokia.

Acompanhando a RIM, outras empresas também perderam espaço no mercado – caso, por exemplo, da Microsoft que passou de 11,8% em julho para 9,7% em outubro e da Palm, que agora pertence à HP, que caiu para 3,9% dos 4,9% de antes.

O declínio da RIM e da Microsoft já havia sido previsto por muitas outras fontes. A comScore ainda observou que 60,7 milhões de pessoas nos EUA tinham um smartphone durante agosto/outubro, um aumento de 14% em relação a maio/julho.

A pesquisa também constatou que a Samsung foi a principal fabricante de smartphones e outros dispositivos móveis nos EUA, com 24,2% do mercado. Em seguida, a LG com 21%, e em terceiro, a RIM com 9,3%. A Nokia só aparece em quarto, com 7,1%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail