Home > Notícias

Segundo pesquisa, smartphones estão sendo “entupidos” de jogos e apps

Games, redes sociais e ferramentas de localização deixam os aplicativos de produtividade em segundo (quase terceiro) plano.

Network World (EUA)

10/09/2010 às 12h03

Foto:

Uma pesquisa divulgada pela NielsenWire, um braço da consultoria Nielsen, indica que os usuários norte-americanos estão, cada vez mais,  enchendo seus smartphones de jogos e outros apps de entretenimento e deixando as ferramentas de produtividade em segundo plano.

O estudo – que leva o nome de Nielsen Company Apps Playbook survey – envolveu quatro mil pessoas. Cerca de 61 por cento dos proprietários de smartphones relataram que têm usado seus aparelhos para o uso de jogos nos últimos 30 dias. Já 52% dos usuários de telefones mais simples – chamados também de Feature Phone - usaram os mesmos também para games.

O documento indicou ainda que a quantidade de aplicativos em smartphones cresceu consideravelmente entre os dias 22 de dezembro e 27 de agosto. Para iPhones, a média de crescimento foi entre 37 e 40 por cento; em Androids, esse número variou entre 22 e 25%. E nos Blackberries, entre 10 e 14%.

Após os jogos, os apps meteorológicos são os mais populares, seguidos por Mapas / Pesquisas, redes sociais, música, notícias e entretenimento. Aplicativos de produtividade ocupama apenas a 11º colocação no ranking.

 Pesquisa Nielsen Apps

 Lista de aplicativos mais populares 

O aplicativo mais popular para iPhones e Blackberry é o Facebook. Em Androids, a rede social é o segundo app mais usado. A liderança nesta plataforma fica por conta do Google Maps, que aparece entre os cinco primeiros também nos smartphones da Apple e da RIM. Pandora, Twitter e Weather Channel são os outros integrantes do top 5.

A pesquisa indica ainda que o iPod touch é o dispositivo que mais realiza download de aplicações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail