Home > Notícias

Segundo pesquisa, Windows 7 consome menos energia que o XP

Atual sistema da Microsoft foi testado juntamente com seu antecessor em diversos cenários, vencendo em quase todos.

Redação do IDG Now!

30/07/2010 às 16h06

Foto:

O Windows 7 consome menos energia que seu antecessor de maior sucesso, o  XP. Essa é a conclusão de um estudo da Mindteck, uma companhia especializada no desenvolvimento de softwares embarcados e que também atua na área de consultoria.

Para chegar a esta conclusão, a empresa testou diversos cenários em PCs dotados com os dois sistemas operacionais da Microsoft. As máquinas foram avaliadas em estado ocioso, baixo e alto uso e no modo sleep. Além disso, os pesquisadores avaliaram o efeito dos drivers do chipset dos processadores durante o consumo de energia (em watts) do Windows 7 e do XP, com diferentes configurações de hardware.

 

 

tabela Windows 7 x XP - OK

 

Conforme os números acima indicam, o Windows 7 saiu vencedor em quase todos os cenários. No atual SO da Microsoft, os níveis de consumo são os mesmos em todos os drivers – atualizados ou não -  o que significa que Windows 7 controla o gasto energético mesmo em hardwares mais antigos. Já o XP não consegue o mesmo desempenho e mesmo com os drivers atualizados, ainda assim ele perde a disputa.  E nos cenários dos PCs “out-of-box” (aqueles que são usados com a configuração original de fábrica) as diferenças são particularmente grandes.

O ponto principal do relatório explica como “maximizar o impacto da gestão de energia com o Windows 7 e desenvolver uma estratégia global de economia”. Para chegar aos resultados, os analistas utilizaram cinco plataformas: um desktop high-end (usados em projetos de engenharia e multimídia), um desktop e um laptop de uso corporativo, um desktop Pentium 4, (também de uso empresarial, com hardware mais antigo) e um netbook.

Quem quiser visualizar o relatório, basta clicar aqui (PDF, em inglês).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail