Home > Notícias

Segurança: 51% dos executivos têm medo da computação em nuvens

Em 2009, número dos que se preocupam com a segurança das informações armazenadas nas nuvens cresceu seis pontos percentuais.

Thomas Wailgum, da CIO/EUA

31/08/2009 às 15h25

Foto:

Estudo realizado pela CIO (EUA) aponta que os decisores da área de tecnologia das organizações estão mais preocupados em entender os benefícios e os problemas de segurança ligados ao chamado modelo de computação em nuvens (cloud computing)

O levantamento, realizado com 240 decisores de TI ao longo do mês de junho de 2009, mostra que as dúvidas dos executivos em relação às questões de segurança, gestão de dados, retorno sobre investimento e legislação cresceram em comparação com a mesma pesquisa feita em agosto de 2008.

No atual estudo, 51% dos entrevistados disseram que estão preocupados com os problemas de segurança que podem ser gerados pela adoção da computação em nuvem. No levantamento realizado no último ano, esse índice era de 45%. Da mesma forma, a questão de perder o controle sobre os dados foi citada como um ponto negativo para 37% dos executivos que responderam à atual pesquisa, contra 26% em 2008.

Por fim, a preocupação sobre o cálculo do ROI (retorno sobre investimento) e do custo total de propriedade foi citada por 17% dos profissionais ouvidos no estudo recente – contra 11% no último ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail