Home > Dicas

Seis coisas que você deve saber sobre o Windows Vista SP2

A Microsoft libera hoje o beta da 2a grande atualização do Vista. Veja o que você precisa saber antes de por a mão na massa.

JR Raphael, da PC WORLD / EUA

04/12/2008 às 9h19

ajuste_windows_150.jpg
Foto:

ajuste_windows_150A Microsoft confirma para esta quinta-feira (04/11) a liberação pública da versão beta do Windows Vista SP2. O sistema, que vem sendo testado desde outubro, estará disponível no site TechNet.

PC WORLD preparou uma relacão de coisas que você precisa saber antes de fazer a atualização do sistema operacional.

Vista SP2 não é para qualquer um
O SP2 beta é, como o nome sugere, um produto que ainda está em desenvolvimento. A Microsoft vem recomendando que apenas “entusiastas em tecnologia, desenvolvedores e profissionais de TI” que desejem testar o software façam o upgrade nesse momento.

A empresa aconselha usuários comuns a esperaram até que a versão final do software seja liberada, o que deve acontecer até o final do primeiro semestre de 2009. Informes não oficiais dão conta de isso pode ocorrer ainda em abril.

Uma atualização e tanto
O Windows Vista SP2 inclui inúmeras mudanças ao sistema operacional. Veja abaixo as principais delas e o que elas irão fazer por você:

  • Permite a gravação de dados em discos Blu-ray
  • Acrescenta ao seu sistema o pacote de funcionalidade wireless do Vista, o qual proporciona suporte à tecnologia Bluetooth mais recente – versão 2.1 – bem como para o protocolo Wi-Fi Windows Connect Now (WCN)
  • Melhora o desempenho de redes Wi-Fi ao retornar do estado de dormência do sistema operacional
  • Melhora a funcionalidade e desempenho da barra de feeds RSS
  • Incorpora a mais recente versão do motor de busca no desktop, a Windows Seach 4
  • Diminui a necessidade de recursos para executar gadgets do sidebar
  • Melhoria geral de desempenho e ajustes finos do sistema operacional

Espera-se que o Windows Vista SP2 também entregue melhorias que ainda estão sendo desenvolvidas pela Microsoft, entra as quais vale citar:

  • Suporte a CPUs de 64-bits da Via Technologies
  • Introdução da tecnologia exFAT para suporte à manipulação de arquivos grandes e do sistema UTC para sincronismo de arquivos entre times zones diferentes
  • Melhoria do sistema de gerenciamento de energia em cerca de 10%

Adicionalmente, com o SP2 do Vista, a Microsoft corrige alguns bugs remanescentes, como os que tornam lento do desligamento do computador e erros da falha geral.

Pré-requisito
Para instalar o Service Pack 2 do Vista é necessário ter feito a atualização do sistema para o Vista SP1, uma vez que este beta não é cumulativo.

Coisas que podem ainda não funcionar
A Microsoft é famosa por entregar betas de Services Packs com problemas e muitas vezes são necessários inúmeros hotfix para que tais bugs sejam solucionados. Esta é mais uma razão clara para que os usuários comuns aguardem a liberação da versão final do SP2 do Vista antes de mergulhar de cabeça neste beta.

Um Service Pack melhor
É preciso fazer um elogio. A Microsoft de fato avançou com este beta que deve funcionar melhor que em versões passadas. É o primeiro SP que irá funcionar tanto no cliente (Vista) quando no servidor (Windows Server 2008) em um único pacote de atualização.

Menos lixo inútil
O SP2 também inclui o que a Microsoft vem chamando de ferramenta de limpeza do Service Pack (Service Pack Clean-up Tool). Ela será responsável por eliminar do computador do usuário quaisquer resquícios de versões antigas de arquivos que foram atualizados pelo SP2. Com isso, o sistema deverá ficar livre de uma série de arquivos desatualizados que costumam entupir o computador gastar preciosos megabytes do disco rígido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail