Home > Dicas

Seis dicas para ganhar tempo com o iMovie

Saiba como encurtar e simplificar os processos das longas edições de vídeo no software da Apple

Macworld / EUA

07/07/2010 às 15h15

Foto:

Quando a Apple redesenhou o iMovie para a versão do iLife’08, a intenção era criar um editor de vídeo que fosse rápido para montar e cortar clipes, assim como remover algumas falhas que irritavam alguns usuários  - como a demora na hora de processar transições ou efeitos.  Como resultado, iMovie ’08 e iMovie ’09 são mais rápidos em termos de performance, mesmo em modelos mais antigos de Mac. 

Há algumas alternativas para agilizar as coisas ainda mais, principalmente em termos de reduzir o tempo que o usuário leva para fazer tarefas ou processar operações que podem ser feitas enquanto está longe do Mac. Confira:

1. Otimizar o vídeo
Caso a gravação seja feita com uma Flip camcorder ou outra câmera que grave no formato MPEG-4, é possível melhorar a performance de execução do iMovie ao converter os clipes. Apesar do iMovie conseguir rodar esses arquivos, tem que trabalhar mais para preencher as lacunas que são removidas como parte do processo de compressão da câmera. 

Selecione File, Optimize Video e escolha entre Full-Original Size ou Large-960x540. O iMovie converte os arquivos para o AIC (Apple Intermediate Codec ou Codec intermediário da Apple, em tradução livre), o formato de edição mais compatível do programa. Também é possível otimizar o vídeo durante o processo de importação, porém isso aumenta o tempo ao adicionar o vídeo à biblioteca do iMovie.

2. Análise de estabilidade de imagem
A ferramenta que talvez consuma mais tempo no iMovie ’09 é a estabilização de imagem. O software examina cada frame de um clipe e determina a melhor maneira para aproximar e cortar, para que o vídeo não apareça tremido quando for executado.

É possível analisar os clipes enquanto são importados, para pular essa etapa; o processo pode demorar de três a quatro vezes mais que a duração original do vídeo. Então é bom começar a análise e fazer outras coisas. Ou clique duas vezes no vídeo  no Event Browser e, no Clip Inspector, clique no botão Analyze Entire Clip.

A alternativa é analisar os clipes enquanto é feita a edição do vídeo. O ponto forte disso é que somente uma porção do que foi adicionado ao projeto é analisado; mas se outras gravações forem adicionadas, o material terá que ser analisado novamente.

3. Edite o fim dos clipes rapidamente
Se for necessário estender ou cortar alguns frames do começo ou do fim de um clip, não é preciso abrir o vídeo no Clip Trimmer ou no Precision Editor. Em vez disso, segure Command+Option e arraste a borda até 30 frames além ou aquém.

imovieends.jpg

 Com o atalho do teclado, os cortes no começo e no fim dos vídeos ficam muito mais rápidos

4. Crie transições automaticamente
Se o objetivo é juntar várias coisas rapidamente, deixe o iMovie fazer parte do trabalho. Ao criar um novo projeto, habilite a opção para adicionar transições entre os clipes automaticamente. Essa opção pode ser colocada depois, enquanto o projeto está sendo feito.

imovietransitons.jpg

Em vez de arrastar toda vez as transições entre os clipes, o iMovie faz isso por você

5. Configure as opções de timing
Para ajustar a duração das transições, vá em File, Project Properties, clique na aba Timing e arraste o cursor de Transition Duration para o valor desejado. Se a opção de Transições Automáticas estiver habilitada, a mudança vai afetar todas as as transições do projeto. A janela também contém outros controles de velocidade, por exemplo, de como as fotos são tratadas.

imovietiming.jpg

 Personalize o tempo das transições em vez de usar o padrão

6. Adicione um programa auxiliar
Grande parte do tempo gasto com vídeo digital é o necessário para codificar e exportar o vídeo. Para usuários que exportam com freqüência, uma boa pedida para acelerar o processo de codificação é o Turbo.264 da Elgato (http://migre.me/V4jS), um processador gráfico USB. Ao exportar utilizando o iMovie para o QuickTime, o Turbo.264 HD criou o vídeo em menos de um quarto do tempo que levaria se fosse, nas mesmas condições, feito somente com o processador do computador.

A edição de vídeo é um processo demorado e intenso, então é muito bom economizar tempo nesses processos e focar mais no conteúdo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail