Home > Notícias

Seis dicas para facilitar a experiência com o iPhoto

Escolher as configurações corretas e empregar atalhos podem garantir mais tempo de admiração que de organização de suas fotos.

Por Macworld/Londres

08/04/2008 às 17h29

iphoto_dest150.jpg
Foto:

iphoto_dest150O iPhoto é um grande companheiro para os que não conseguem desgrudar da câmera digital, que possuem um bom acervo de imagens e descarregam fotos constantemente.

Como organizar vários álbuns pode ser um processo complicado, mais do que capturar as imagens, algumas pessoas perdem tempo colocando as fotos no lugar ao invés de admirá-las.

Confira algumas dicas simples que podem facilitar essa organização no iPhoto, tornando a experiência mais prática e ágil.

Duplo clique para zoom

Dê um duplo clique em uma foto enquanto navega pelas miniaturas de um evento. O iPhoto irá abrir todas as imagens, não somente a que você clicou. Se preferir, isso pode ser alterado. Basta acessar as Preferências, clicar na guia Eventos e selecionar a opção Maximizar foto no item Duplo clique de evento.

iphoto_click

Zoom: amplie a imagem no lugar de abrir o evento com um duplo clique.

Com essa alteração, quando estiver alternando entre um evento e outro, um duplo clique ampliará a imagem selecionada. Para visualizar todas as fotos basta clicar no botão Mostrar fotos abaixo.

++++

Escolha uma foto chave rapidamente

Cada evento é representado por uma foto, chamada de “foto chave”. O iPhoto escolhe a primeira foto automaticamente para representar o tema, mas isso pode ser alterado. Navegue pelas fotos e quando encontrar a que gosta, basta pressionar a barra de espaço.

iphoto_key

Foto chave: altere a foto que representa a galeria para uma de sua escolha.

Cortando com regras

Quando utilizar a nova ferramenta Crop (cortar), o iPhoto irá mostrar um quadro que divide a área de corte em terços. Você pode optar por colocar o objeto principal de sua foto em algum das linhas internas, compondo uma foto na chamada “regra dos terços”.

iphoto_crop

Cortando certo: ferramenta ajuda a selecionar um corte na 'regra dos terços'.

++++

Evite duplicatas

Eis um cenário comum: você importa algumas fotos mais esquece de apagá-las da máquina antes de bater novas imagens. Ao conectar a câmera novamente não conseguirá lembrar ao certo quais já copiou. No iPhoto 08 há uma correção para isso. Na hora de importar uma foto basta selecionar Hide Photos Already Imported (esconda fotos já importadas).

Mova várias fotos

A funcionalidade da bandeira (flag) permite a mudança de fotos de um evento para outro de maneira simples. No lugar de enviar algumas fotos de cada  vez, marque as fotos que desejar clicando no botão flag ou pressionando maçã+ponto (.). Após marcar todas as fotos desejadas vá em Eventos, depois em Criar eventos de fotos marcadas (create event from flagged photos).

iphoto_flagg

Bandeira: marque várias fotos e as mova para um outro evento.

Para desmarcar as fotos, basta clicar no número ao lado do item Flagged, no menu esquerdo.

Use uma foto como plano de fundo

Quando você cria um livro, o iPhoto permite utilizar uma foto como plano de fundo de uma página, com fotos e textos acima. No editor de livros, selecione a página que receberá a imagem de fundo, clique no ícone plano de fundo (background) e selecione a opção com uma árvore. Depois é só arrastar a foto desejada para a página.

iphoto_book

Álbum: dê um toque mais pessoal ao seu livro de fotos com um fundo personalizado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail