Home > Dicas

Seis downloads para o Automator

Ferramenta para automatizar tarefas no Mac OS ganha reforços com a ajuda de ações criadas por desenvolvedores independentes.

Ben Waldie, Macworld.com

08/07/2008 às 17h52

Foto:

O Automator é uma ótima ferramenta para automatizar tarefas no Mac, sem que você saiba programar ou escrever scripts. Ao arrastar ações predefinidas para uma área, você pode criar inúmeros fluxos de trabalho para tornar mais fácil tarefas que antes tinham que ser feitas manualmente. Basta executar e o Automator resolve a questão.

O Mac OS X vem com centenas de ações do Automator prontas. Elas lidam com inúmeras tarefas básicas do próprio sistema operacional e dos aplicativos do OS X, como a Agenda, iCal, iTunes, Mail e Safari, entre outros. Mas por mais úteis que elas sejam, essas ações não conseguem fazer tudo.

Felizmente, desenvolvedores independentes criaram inúmeras ações para Automator. Elas funcionam com o OS X e inúmeros aplicativos, como o pacote Office ou criar DVDs com fotos, entre outros. Elas tornam o Automator muito mais útil, e selecionamos sete que fazem de tudo um pouco. Selecionamos seis ações interessantes para ampliar o poder do Automator.

1) Muitos arquivos no Finder
A nova ação Loop do Automator permite repetir seções de um fluxo de trabalho inúmeras vezes. Infelizmente, tem uma falha: se o fluxo passa por arquivos ou pastas com múltiplos arquivos em um loop, o Automator envia todo o pacote para o loop de uma vez só.
Isso não é um problema se você trabalha com poucos itens. Mas se o fluxo inclui centenas ou milhares de itens no Finder e os envia para um aplicativo, você pode ter, por exemplo, centenas de arquivos abertos no Word ao mesmo tempo. O Dispense Items Automatically resolve essa questão ao reunir os pacotes de arquivos como uma entrada só e então enviá-los ao loop do Automator um de cada vez. Uma vez que todos os itens passaram pelo loop, a ação interrompe o fluxo de trabalho.
++++
2) Baixe páginas da web como PDF
Salvar páginas da web em PDF pode ser algo muito útil, seja para enviar por e-mail para amigos, arquivar para ver offline ou integrá-las a um documento. O Download URL as PDF faz essa tarefa ficar mais fácil. Essa ação usa as URLs de uma ação anterior, como a Obter a Página Web Atual do Safari ou Obter URLs especificadas, transforma em formato PDF e salva os arquivos em uma pasta. Dentro das preferências da ação é possível definir a orientação da página, se vai incluir imagens e fundo, nome do arquivo, entre outros.

3) Mande fotos para o Flickr
O Flickr Upload torna mais simples o envio de fotos para a internet. Depois que você autenticar essa ação com sua conta no Flickr, pode criar fluxos de trabalho que enviam fotos direto do Aperture ou do iPhoto e até aquelas que você acabou de transferir da sua câmera. A ação não só faz o upload como também insere títulos, descrições e tags para suas imagens, alem de especificar quem poderá vê-las online.

Flickr Upload

Ação Flickr Upload: envio de fotos para compartilhamento online

++++
4) Manutenção de sistema
Realizar algumas tarefas de manutenção de sistema, como reparar permissões de reparo de disco, pode ser algo entediante. As ações presentes no Automator não tornam isso mais divertido, mas o Maintenance dá uma força: permite iniciar diversas rotinas de manutenção de sistema, incluindo as permissões de reparo, apagar arquivos da cache e reindexar o Spotlight – tudo isso de dentro do Automator. Essa ação é uma versão modificada do Executar AppleScript do Automator, salva como um aplicativo. Ele funciona como um programa independente, como um fluxo de trabalho do Automatore e também se integra ao iCal para rodar como um alarme, sem que você precise intervir no sistema.

Maintenance
Ação Maintenance: para manutenção do OS X


5) Faça upload para FTP

Se você tem que fazer uploads regulares para pastas em um servidor FTP, a ação Upload to FTP facilita o processo. Ela guarda as configurações do servidor FTP, como endereço, nome de usuário, senha e diretório, entre outros. Quando recebe arquivos e pastas para serem usados em um fluxo de trabalho, faz o upload automático e ainda fornece suas URLs como resultado (para envio por e-mail, por exemplo, para um parceiro de negócios).

Upload to FTP

Ação Upload to FTP: envio de arquivos para servidores

++++
6) Veja com o Quick Look

O Quick Look é um recurso do Leopard para visualizar arquivos sem que você abra o aplicativo. A ação View with Quick Look traz ao Automator a capacidade de criar fluxos de trabalho que irão permitir ver o conteúdo de pastas, anexos de e-mail, entre outros, em uma janela do Quick Look. A ação não tem configurações, basta adicioná-la ao fluxo de trabalho na sequencia de outra ação que tenha como resultado os itens do Finder.

Existem inúmeras outras ações que você pode baixar e instalar de graça no seu Automator. Fique de olho em sites que têm outras ações, como o da própria Apple, o Automator.us, o Automator World e o MacScripter.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail