Home > Notícias

Seis emissoras do RJ ganham Sistema Internacional de TV Digital

Hélio Costa assina consignação de canais digitais na capital fluminense, com ferramentas européias, americanas e japonesas

Por Redação do Computerworld

28/01/2008 às 11h38

Foto:

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assina nesta terça-feira (29/01) a consignação dos canais do Sistema Internacional de TV Digital, que incorpora ferramentas européias, americanas, japonesas e brasileiras, para a cidade do Rio de Janeiro, segunda cidade brasileira a receber as transmissões no padrão digital.

Leia mais:

Ao todo, seis emissoras vão receber a consignação: TV Minas, TV Ômega (Rede TV), Rádio e TV Alterosa (associada ao SBT), Record, TV Globo e Bandeirantes, segundo informações da assessoria de imprensa do ministério.

Segundo o cronograma da implantação da TV Digital no Brasil, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador têm até julho de 2008 para operar comercialmente o sistema digital.

Até junho de 2016, todas as emissoras terão que fazer a transmissão simultânea nos sistemas analógico e digital, já que o modelo prevê um prazo de 10 anos de transição para o novo sistema. Depois desse prazo, o sistema analógico será desativado.

A TV Digital foi lançada no Brasil no dia 2 de dezembro, apenas na capital paulista. Na data, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao BNDES que criasse uma linha de crédito de 1 bilhão de reais para que o varejo pudesse financiar a aquisição de conversores a juros mais baixos para a população.

Dessa forma, o preço dos equipamentos ao usuário final, que começava em 499 reais, poderia cair, segundo a expectativa do governo. Os conversores são necessários para que a população que ainda não tem um aparelho de TV digital possa assistir à programação já feita nesse formato. O banco, entretanto, ainda não anunciou a criação da linha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail