Home > Dicas

Seis ferramentas de manutenção que funcionam a partir do pendrive

Nunca foi tão fácil prestar assistência a um computador com problemas. Baixe e leve com você este conjunto de aplicativos.

Lincoln Spector, da PC WORLD/EUA

08/12/2009 às 22h31

pendrive_windows_150.jpg
Foto:

pendrive_windows_150Limpar o registro do Windows, capturar malwares, desinstalar programas teimosos que insistem não sair do sistema. Enfim, quem deseja fazer uma faxina geral no computador precisa saber que vai precisar da ajuda de alguns programas muito úteis.

Mas o fato é que, no momento em que mais se precisa deles, esses utilitários não estão à mão - ou porque o disco rígido não está acessível, ou porque a conexão de rede não está disponível ou não se tem como acessar a internet para baixá-los.

Nossa sugestão é que você guarde - e carregue sempre consigo - as ferramentas que costuma usar para situações como essas em um dispositivo de armazenamento portátil do tipo pendrive.

Caso precise de algumas sugestões, selecionamos seis programas que sempre serão úteis para uma assistência rápida e sem complicações. Além de gratuitos, todos eles podem ser executados diretamente do pendrive.

>> CCleaner
Há duas versões desse software, uma para desktop e outra portátil. Então se certifique de baixar a versão para usar em pendrive. Além de encontrar e eliminar os itens discriminados no registro do Windows, ele limpa a opção do Internet Explorer que pode comprometer a privacidade do usuário (como o cache e os cookies).

ccleaner_350.jpg

CCleaner

O utilitário apaga ainda fragmentos de arquivos corrompidos do HD e que ficam lá apenas ocupando espaço, controla pontos de restauração, elimina bibliotecas de programas que já foram desinstalados e diversas outras tarefas.

>> Revo Uninstaller
O desinstalador do Windows não faz mais do que usar a própria rotina de desinstalação do programa que você não quer mais - coisa que, em geral, o usuários fazem por conta própria. O problema é que tais rotinas são muito descuidadas.

Quem nunca teve um programa que insiste em querer ficar aparecendo no Windows, mesmo depois da sua remoção? É aí que o Revo Uninstaller entra em cena.

Mais esperto, possui inteligência suficiente para remover tudo o que a rotina padrão de desinstalação dos aplicativos deixou para trás. Mas há uma limitação: ele não funciona em versões do Windows de 64 bits.

Novamente, tenha a certeza de baixar a versão portátil, no site da Revo Group.

>> EasyCleaner
Esta coleção de ferramentas da ToniArts é muito parecida com o CCleaner. Entretanto, é a melhor escolha para executar uma tarefa: limpar um disco rígido que está sobrecarregado.

O EasyCleaner faz um pente fino no HD (ou em pastas selecionadas), detecta possíveis avarias e exibe um gráfico que mostra o espaço que cada pasta está ocupando. Também é possível navegar para ver o tamanho das subpastas. Para administrar os programas instalados, é uma ótima ferramenta. Não existe versão diferenciada para desktop ou portátil, basta baixar diretamente do site.

easycleaner_350.jpg

EasyCleaner

>>SuperAntiSpyware Safe Online scan
Há tempos era esperado uma ferramenta pequena e eficiente para caçar malwares. Estranhamente ela vem na forma de uma programa da época do DOS (com a extensão “.com”). Mas basta executá-lo e ele carrega uma interface com a cara do Windows, e que funciona também em versões 64 bits dos sistema operacional.

O ponto forte desse programa é a atualização, quase que feita diariamente. Portanto, nesse caso, quando for usá-lo, é recomendado baixar diretamente do site do desenvolvedor. Mas caso, no momento, não tenha uma conexão a web, garanta uma versão em seu pendrive – é melhor do que nada.

>> HijackThis
Esse caçador de malwares da TrendMicro não corrige quase nada. Entretanto, produz um relatório muito completo e, melhor que isso, em uma linguagem que a maioria das pessoas entende.

No site da TrendMicro há uma lista de fóruns online em que é possível enviar o relatório e obter alguma resposta. É uma boa opção caso o software acima não encontre solução. Faça o download da versão executável.

>> Recuva
Todo programa que tem a função de recuperar arquivos deveria ser capaz de rodar a partir de um pendrive. O motivo disso é que, a partir do momento em que se instala um novo programa, a chance de recuperação do arquivo apagado é reduzida.

O Recuva vem do mesmo desenvolvedor do CCleaner, portanto, no site, certifique-se de baixar a versão portátil.

recuva_350.jpg

Recuva

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail