Home > Dicas

Seis plug-ins gratuitos para Photoshop

Personalize e dê um toque especial às imagens com esses complementos sem custos desenvolvidos para usuários de Mac

Macworld / EUA

16/09/2010 às 18h32

Foto:

Plug-ins são uma ótima maneira para ampliar as funcionalidades do Photoshop, adicionando filtros úteis e novas ferramentas à aplicação. Apesar de a maioria dessas extensões  ter um preço modesto, há alguns plug-ins legais que estão disponíveis gratuitamente. Aqui há uma relação de alguns desses complementos freeware atualmente disponíveis para Photoshop CS3, CS4 e CS5 e, em alguns casos, Photoshop Elements 8.

 As extensões podem ser instaladas ao arrastar o arquivo para dentro da pasta de plug-ins da aplicação, que pode ser encontrada em Macintosh HD, Aplicativos, Adobe Photoshop,Plug-ins. Contudo, muitos complementos possuem instalador próprio, e alguns podem ser instalados a partir do Adobe Extension Manager. Uma vez terminado o processo, plug-in pode ser encontrado no menu de Filters no Photoshop, apesar de alguns serem acessados a partir do Window,Extensions. 

Esta dica consiste em seis complementos. Durante a pesquisa para este texto, ficou claro que, enquanto há uma grande variedade de extensões gratuitas disponíveis para o Photoshop no Windows, não há muitos para o mesmo programa no OS X.  Vale lembrar que alguns complementos são ferramentas de marketing para produtos pagos de seus desenvolvedores. 

 


Photoshop Edge FX 2.2

Desenvolvido pela Sebastien Piconnier, o Photoshop Edge FX 2.2 é um plug-in divertido para Photoshop CS4 e CS5. Ele  permite ao usuário complementar as fotos com bordas artísticas. Para começar, basta selecionar entre as mais de 60 bordas incluídas, redimensionar e posicioná-las na imagem; depois disso, é possível aplicar estilos às camadas como Glow e Drop Shadow. As bordas são aplicadas como máscaras, o que preserva a imagem original. Esse complemento não é compatível com o Elements.

photoshopplugins01.jpg

Com o Photoshop Edge FX 2.2, fica mais fácil de adicionar bordas personalizadas

 

PhotoTools 2.5.4 Free
Esse complemento da onOne Software é uma ótima coleção de filtros fotográficos, incluindo cross-process (processo cruzado), Cianotipia, toner sépia e vintage. O  PhotoTools 2.5.4 executa uma tela cheia que exibe as imagens lado a lado em um esquema “antes e depois”, para que o usuário possa visualizar o efeito os filtros antes de aplicá-los. A maioria desses filtros não possui opções (além de desaparecer), mas eles podem ser combinados com outros para criar efeitos diferentes. Essa extensão também não é compatível com o Elements.

photoshopplugins02.jpg

Sem medo: antes de aplicar um filtro, veja como o ficou o efeito na tela "antes e depois"

Dreamy Photo
Plug-in da Auto FX Software que  permite fundir as imagens de maneira que fiquem com uma qualidade mais suave, como um "sonho". As ferramentas padrão incluem brilho suave, zoom borrado e uma espécie de borrão rotacional. Esse complemento é dificultado por uma interface desajeitada, mas os resultados nas imagens são convincentes. No caso do Dreamy Photo, ele funciona no Elements, mas ainda não é compatível com o CS5.

photoshopplugins03.jpg

Apesar da interface ruim, o Dreamy Photo é um filtro muito bacana

Mosaic
Outra extensão interessante da Auto FX Software, ela dá ao usuário o recurso de transformar as fotos em mosaicos, seja com telhas quadradas, hexagonais ou octogonais. Os controles permitem ao usuário configurar o tamanho da célula, deixar o formato aleatório e aplicar profundidade. Contudo, o Mosaic possui a mesma interface truncada do Dreamy Photo. Novamente, ele é compatível com o Elements, mas não com o CS5.

 

photoshopplugins04.jpg

Plug-in da Auto FX Software permite personalizar o tamanho, a forma e até a profundidade das peças de mosaico

PhotoFrame 4.5.2 Free
Também da onOne Software, é um complemento que aplica frames gráficos às fotos, como bobina de filme, Polaroid e aquarela. Bordas e texturas podem ser combinadas para criar resultados únicos, e o produto final é aplicado como uma camada, preservando a foto original. O PhotoFrame 4.5.2 Free também é compatível com o Elements .

photoshopplugins05.jpg

O PhotoFrame dá ao usuário várias opções de bordas e o controle sobre diversos detalhes

Pixel Bender
O Pixel Bender da Adobe é um add-on para Photoshop Cs4 e CS5 (por enquanto, experimental) que usa o processador gráfico do computador para literalmente dobrar os pixels. Os filtros incluídos são um pouco imprecisos, apesar de o OilPaint pode impressionar o usuário. Filtros adicionais para o Pixel Bender podem ser baixados a partir do Adobe Exchange. 

 
photoshopplugins06.jpg
O PixelBlender é um pouco impreciso nas bordas, mas OilPaint salva o complemento

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail