Seis recursos importantes que precisam chegar ao iPad Pro

Muito além de uma câmera tripla na parte traseira - totalmente desnecessária

Foto: Leif Johnson/IDG
https://pcworld.com.br/seis-recursos-importantes-que-precisam-chegar-ao-ipad-pro/
Clique para copiar

Faltando apenas algumas semanas para que a Apple inicie seu cronograma de lançamento do segundo semestre, os rumores estão em pleno vapor. Podemos ter descoberto o nome do novo iPhone e o possível substituto para o 3D Touch, mas o mais recente boato é um grande problema. Aparentemente, a Apple estará adicionando o mesmo conjunto de câmeras triplas que está chegando ao iPhone 11 no iPad Pro, marcando um gigantesco salto em relação à atual câmera única de 12 MP que ela possui atualmente.

Gostaríamos de considerar esse rumor ridículo, mas ele vem de fontes chinesas do Mac Otakara (via MacRumors), que foram precisas no passado. Então vamos fingir que é verdade. Aqui está a minha pergunta: por quê? Tirar fotos com um tablet de 11 ou 12,9 polegadas já é desajeitado tanto para o fotógrafo quanto para as pessoas forçadas a assistir ao espetáculo, então por que a Apple encorajaria esse comportamento anti-social adicionando uma câmera de ponta no iPad Pro? Enquanto esperamos para ver se isso acontece, aqui estão cinco atualizações que eu prefiro ver no próximo iPad Pro.

Uma tela maior

Pode parecer que o iPad Pro não pode ser maior, mas eu discordo. Caso você não tenha notado, o MacBook Pro vem em uma versão de 15 polegadas e há rumores de um modelo de 16 polegadas vindo aí. Quando você está lidando com espaços de trabalho e várias janelas, você nunca pode ter espaço suficiente, então eu adoraria ver um iPad Pro de 15 polegadas, especialmente porque agora ele pode ser usado como um segundo monitor para um Mac executando o próximo macOS Catalina. E com todas as novas opções de multitarefa no iPadOS, o espaço extra na tela não poderia prejudicar.

Uma câmera frontal melhor

Se a Apple vai atualizar a câmera no iPad Pro, ela deve se concentrar na câmera que realmente é usada: a câmera frontal. Eu não estou falando de selfies não naturais, mas sim do FaceTime. A tela grande do iPad Pro e o suporte do Smart Keyboard o tornam perfeito para as chamadas do FaceTime, mas a câmera frontal de 7 MP deixa muito a desejar. No mínimo, eu gostaria de ver um solavanco na resolução e um salto para o vídeo em 4K para que os bate-papos não pareçam estar acontecendo como se estivesse debaixo d'água.

Um display OLED

Eu certamente não estou reclamando da tela “Liquid Retina” no iPad Pro, que oferece ProMotion, True Tone, um display colorido P4 e 600 nits de brilho. Mas eu não posso deixar de olhar para a tela OLED Super Retina HD do iPhone XS com inveja. Mesmo que seja uma opção de BTO que acrescente algumas centenas de dólares ao preço, eu adoraria usar um tablet calibrado pela Apple com um display OLED.

Um teclado inteligente mais inteligente

Tal como está, o Smart Keyboard Folio para o iPad Pro não é tão inteligente. Sim, ele adiciona um teclado físico muito necessário ao iPad, mas isso é tudo. Não é iluminado por trás, não tem um trackpad, não tem um local adequado para o lápis, só permite dois ângulos de visão, vem em apenas uma cor - na verdade, eu poderia continuar. Em US$ 179 e US$ 199 para os modelos de 11 e 12,9 polegadas, respectivamente, o Smart Keyboard Folio não é exatamente barato, e como a Apple teria que ajustar o design para adicionar espaço para as câmeras extras de qualquer maneira, eu gostaria de ver um teclado aprimorado.

Uma porta extra USB-C

Fiquei empolgado quando a Apple trocou a porta Lightning no iPad Pro pelo USB-C, mas que a porta única tem muito a fazer: carregamento, extensão de exibição, reprodução de áudio e grande quantidade de dongling. Uma segunda porta USB-C para o outro lado do iPad Pro nos permite fazer duas coisas ao mesmo tempo e não se preocupar com o lado em que a tomada está ligada.

Um logotipo da Apple adequadamente girado

Caso você não tenha notado, o iPad é basicamente um dispositivo de paisagem. Não importa se você está assistindo a um filme, desenhando uma foto ou digitando um e-mail longo, você está segurando o iPad no modo paisagem. Até mesmo a Apple exibe isso dessa maneira em suas imagens de marketing. Então, por que o logotipo da Apple na parte traseira está posicionado no modo retrato como o iPad? Quando você insere um iPad Pro no Folio do Smart Keyboard, o logotipo fica de lado e o mesmo acontece quando você precisa reinicializar. É tão desagradável quanto o logo invertido nos PowerBooks de antigamente. Isso precisa ser corrigido.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site