Home > Dicas

Seis truques de edição essenciais para o iPhoto

Fazer ajustes em imagens no Mac é mais fácil e rápido com estas técnicas simples

Macworld / EUA

06/08/2010 às 18h34

Foto:

O iPhoto inclui a maioria das ferramentas de edição de imagem que os fotógrafos casuais precisam para melhorar suas fotografas. Mas ele tem mais poderes do que os usuários pensam. Confira alguns truques:

Faça um atalho para edição
Muitos usuários passam mais tempo visualizando as fotos no iPhoto do que editando-as, propriamente. Em Preferences, há uma opção Double-Click Photo que pode ser configurada para Magnifies (amplia a foto). Dessa forma, ao clicar duas vezes em uma miniatura, o iPhoto exibe uma versão maior da imagem. No entanto, para editar a imagem em vez de simplesmente exibi-la, é preciso segurar a tecla Option e fazer o clique duplo, o que leva diretamente ao modo de edição.

 

iphoto1.jpg

Customize atalhos e acelere a edição

 Zoom rápido para visualizar detalhes
Uma vez no modo edição, o usuário pode aproximar a imagem para olhar uma área em particular. Isso é bom para checar a nitidez e a qualidade, ou para consertar uma pequena falha na imagem. Posicione o cursor do mouse sobre a área que será ampliada e pressione a tecla 1. O iPhoto produz uma visualização de 100% exatamente no ponto onde foi indicado. Para chegar ainda mais perto, a tecla 2 proporciona 200% de zoom. Perto demais, basta apertar 0 para voltar ao modo normal.

 

Recupere pontos que “estouraram”
Usuários que tiram fotos em formato RAW (que contém todos os dados da imagem do mesmo jeito que foi captado pelo sensor da câmera) têm uma ferramenta a mais na paleta de ajustes: um controle deslizante para recuperar highlights.

Essa é uma ferramenta sutil e elegante para trazer de volta detalhes em áreas muito claras da imagem (ter a possibilidade de restaurar essas informações é um dos benefícios de fotografar em RAW). O controle deslizante Recovery é muito mais delicado do que o controle de Highlights, que tende a alterar toda a imagem, em vez de somente corrigir um detalhe.

 

iphoto2.jpg

O controle Highlights (esquerda) contra o Recovery (direita)

Para usar o controle de recuperação, primeiro encontre um arquivo RAW no iPhoto e vá para o modo de edição. Então abra o Adjust palette ao pressionar a letra A no teclado. Segure a tecla Option e o indicador Exposure se torna o controle deslizante de Recovery. O usuário por ser muito agressivo nesse ajuste, sem se preocupar com a qualidade de imagem. 

 

Adicione destaque a uma cena apagada
Muitos editores de imagem de alta performance, como Photoshop, Lightroom, Adobe Camera Raw e Aperture têm um controle de Vibrance (ou Vibrancy) que aumenta a riqueza de cores em uma foto, sem poluir a imagem como um todo.  Como parte dessa ótima ferramenta, os tons de pele são protegidos, ainda que o ambiente se torne mais rico e colorido. Ajuste de Vibrancy deixa a foto mais natural do que simplesmente aumentar a saturação.

 

iphoto3.jpg

A imagem da esquerda tem o protetor de tons de pele desligado

Felizmente, o iPhoto também tem um controle deslizante para Vibrancy – ele só não está visível. Para habilitá-lo, cheque a caixa com nome Avoid Saturation The Skin Tones, que está abaixo do controle de Saturation. Ao fazer isso, o comportamento do indicador de Saturation muda para um controle de Vibrancy. Apesar de o nome ser o mesmo, os resultados serão totalmente diferentes.

Marcar a caixa não só ajuda a proteger os tons de pele de cores estranhas, mas também protege a foto inteira de ficar extravagante. As cores, ao usar o Vibrancy, parecem mais naturais; isso é uma melhoria tão boa que é aconselhável deixar a caixa marcada o tempo todo.

 

Calibre a ferramenta de realce
A ferramenta de realce (Enhance) é um daqueles recursos fantásticos que com um único clique transformam uma foto sem graça em deslumbrante. Mas como essa mágica funciona? Ou e se o usuário quiser calibrar os resultados.

 

iphoto4.jpg

Antes do botão Enhance ser pressionado (esquerda) e depois (direita)

 Isso é possível. No modo Edit, abra a paleta de Ajustes. Note a posição dos muitos controles; agora, com o  Adjust aberto, clique na ferramenta Enhance (varinha mágica à esquerda dos Olhos Vermelhos). Depois que as fotos forem realçadas, o iPhoto diz exatamente o que foi feito, ao mover os controles deslizantes apropriados na tela de Adjust. Agora o usuário não só aprende como funciona a mágica do Enhance, como também calibra os resultados com ajustes futuros com os controles deslizantesque foram movidos.

Veja antes e depois

Independentemente de qual dessas técnicas forem usadas, como saber que a foto realmente está ficando melhor do que antes? É possível checar facilmente o progresso do trabalho durante o caminho ao pressionar a tecla Shift a qualquer momento. Quando pressionada, o iPhoto mostra a foto original e, ao soltar o botão, a versão editada reaparece.

Se o resultado não sair como esperado, o iPhoto permite que a foto volte ao estado original a partir do comando Revert em Photos, Revert...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail