Home > Notícias

Seleção de bolsistas para pós em microeletrônica do CNPq está aberta

Propostas de projetos para cursos de mestrado e doutorado devem ser encaminhadas ao órgão até o dia 29 de janeiro.

Redação da Computerworld

29/12/2009 às 13h05

Foto:

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério de Ciências e Tecnologia, recebe até 29 de janeiro de 2010 propostas de pesquisadores interessados em concorrer a uma bolsa para pós-graduação na área de microeletrônica.

É a segunda chamada do edital 17/2009 para o programa que incentiva pesquisas sobre o tema em cursos de mestrado e doutorado. Serão investidos 6 milhões de reais do Fundo Setorial de Tecnologia da Informação (CT-Info) para duas linhas para desenvolvimento dos projetos. 

A primeira contempla dispositivos e projetos de fabricação, englobando as etapas de processo e o seu modelamento, assim como as ferramentas computacionais utilizadas. A segunda destina-se ao núcleo de projeto e teste de circuitos, sistemas integrados e ferramentas computacionais de apoio a estas atividades. Estão envolvidas pesquisas de Sistemas em Chip (SoC), de núcleos (IPs). 

O prazo de execução dos projetos é de dois anos e o candidato deve ter título de doutor ou livre docência, além de ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. É necessário que o coordenador do projeto e o orientador dos estudantes sejam indicados para as cotas de bolsa.

O auxílio é individual e tem o prazo de dois anos para bolsas de mestrado e quatro anos para as de doutorado. Os projetos devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Mais informações estão no site do CNPq.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail