Home > Notícias

Sem e-mail, Bin Laden usava pendrives para se comunicar com outros terroristas

Segundo Associated Press, líder da Al Qaeda morto no início do mês usou método para não ser localizado. Esconderijo não tinha telefone nem Internet.

IDG News Service / EUA

13/05/2011 às 15h45

Foto:

Longe de rabiscar mensagens em árabe no papel, o recém-falecido terrorista Osama Bin Laden se comunicava com o mundo exterior usando uma mistura de e-mails offline e uma grande quantidade de pen drives, segundo informações das forças armadas dos Estados Unidos.

As revelações, feitas por um oficial anônimo dos EUA para a agência Associated Press, explicam um pouco o porquê Bin Laden provou-se tão difícil de ser localizado por suas atividades na rede. Sem contar com conexões de telefone e Internet em seu esconderijo no Paquistão, o terrorista criou um sistema em que escrevia mensagens para outros terroristas em um computador. Elas então eram copiadas para um pendrive, presumivelmente usando alguma forma de criptografia.

Depois, esse pen drive era levado por um motorista até um computador remoto em um Internet Café, a partir de onde a mensagem era enviada para seu destinatário – as respostas eram levadas usando o mesmo método trabalhoso e difícil de rastrear.

Ainda não está claro se Bin Laden mantinha os tópicos individuais em cada pendrive, ou se eles eram usados aleatoriamente, mas o fato de que o exército americano encontrou uma grande quantidade desses aparelhos durante a operação em que o líder terrorista foi morto aponta para a primeira opção.

Bin Laden se comunicou com um grande número de pessoas ao longo do tempo e teria precisado entender o contexto de cada uma de suas conversas. Isso daria uma razão para manter os pen drives em vez de destruí-los.

Exatamente o que estava nos supostos 100 pendrives apreendidos na operação está agora sendo descoberto à medida que oficiais da inteligência dos EUA estão removendo os dados dessas unidades USB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail