Home > Notícias

Sem funcionar, computador Apple I pode atingir R$250 mil em leilão

Lançada em 1976 por US$666, máquina faz parte do primeiro lote feito por Steve Wozniak e pertence a ex-funcionário da Apple. Leilão da Christie´s será em outubro.

Computerworld / EUA

29/08/2012 às 13h44

Foto:

A casa Christie´s anunciou hoje, 29/8 que vai leiloar um computador Apple 1 do primeiro lote, e disse esperar que a máquina seja vendida por até 126 mil dólares (cerca de 250 mil reais) no evento em outubro.

Ao contrário de outros computadores pessoais, incluindo o Apple II lançado em 1977, o Apple 1 foi vendido como uma placa de circuitos totalmente montada, mas sem um case, fonte de energia, teclado ou monitor. Os compradores precisavam fornecer esses componentes, o que gerou alguns modelos customizados interessantes, com vários trazendo cases feitos a mão. 

O primeiro da Apple começou a ser vendido em julho de 1976 pelo sugestivo valor de 666,66 dólares. Cerca de 200 unidades foram produzidas na época, sendo que apenas 50 delas sobreviveram. E o número de máquinas em funcionamento é ainda menor: seis. Uma delas foi leiloada por nada menos que 750 mil dólares em junho desse ano pela casa de leilões Sotheby´s. 

apple1leilaosothebys01.jpg

Computador Apple I era vendido por 666,66 dólares nos anos 1970

O computador que será leiloado pela Christie´s não possui uma das suas memórias DRAM (dynamic random-acess memory), de acordo o engenheiro especializado, Mike Willegal. Segundo ele, que identificou e catalogou 43 computadores Apple 1, a máquina da Christie´s “não está em condições de funcionamento”.

Segundo a Christie's, essa máquina está sendo vendida por um ex-funcionário da Apple, chamado Joe Copson. O computador fez parte do primeiro lote de placas de circuito criadas por Steve Wozniak, um dos fundadores da empresa juntamente com o xará Steve Jobs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail