Home > Notícias

Sem Jobs, Apple despenca em ranking de inovação da Forbes

Companhia caiu mais de 70 posições na lista nos últimos dois anos e registrou apenas 79° lugar na edição de 2013. Amazon aparece em 7° e Google em 47°.

Macworld / Reino Unido

15/08/2013 às 16h31

stevejobs_43504.jpg
Foto:

A Apple despencou ainda mais no ranking de inovação da revista Forbes e ficou apenas no 79° lugar na edição 2013 da lista.

A queda da empresa de Cupertino foi dramática. Em 2011, quando Steve Jobs ainda estava vivo – o ex-CEO faleceu em outubro daquele ano, a fabricante do iPhone ficou no 5° lugar do ranking. No ano seguinte, a “maçã” caiu 21 posições para o 26° lugar. E agora despenca mais de 50 posições.

A Forbes usa um algoritmo complexo para classificar as empresas pelo que chama de “prêmio de inovação”, que é a diferença entre a capitalização de mercado e um valor líquido atual do fluxo de caixa dos negócios existentes. Esse prêmio também leva em conta o crescimento previsto dos negócios existentes da empresa.

“Pense no ranking como as expectativas dos investidores com base no valor das ações”, afirma o editor da Forbes, Bruce Ipbin. “A posição da Apple caiu por causa do que aconteceu com o valor das ações da empresa no ano passado. Seu posicionamento é uma representação do que os investidores pensam sobre o futuro da companhia.”

A Salesforce ficou com o primeiro lugar do ranking de 2013, posição que alcança pelo terceiro ano consecutivo. A VMware aparece em terceiro, seguido pela gigante de buscas chinesa Baidu, em sexto, e a Amazon, em sétimo lugar. O Google, por sua vez, caiu do número 24, em 2012, para o 47° lugar neste ano.

Algumas empresas não entram no ranking, como companhias de mineração, energia e bancos, além de companhias que possuem menos de sete anos de dados financeiros públicos, caso do Facebook, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail