Home > Notícias

Sem novos recursos, Wikipedia pode sair do ar a partir de julho

Fundação Wikimedia conseguiu levantar os US$ 6,2 milhões necessários para manter o portal até o fim do seu ano fiscal, em junho.

IDG News Service/EUA

05/01/2009 às 8h29

Foto:

A organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation anunciou que recebeu 6,2 milhões de dólares com a sua campanha de arrecadação de fundos. Mais de 125 mil doadores ajudaram a organização.

Em dezembro de 2008, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, postou um apelo pedindo ajuda aos usuários para manter o portal colaborativo funcionando. Segundo ele, a Wikimedia necessitava dos 6 milhões de dólares para manter a sua infra-estrutura técnica em crescimento, já que grande parte dos recursos de TI está vinculada com a Wikipedia, um dos sites mais populares do mundo.

Como é gratuita e não coloca publicidade em suas páginas, a Wikipedia depende de doações para operar.

"Esta campanha provou que a Wikipedia é importante para os usuários. E isso prova que os nossos usuários apóiam a nossa missão: levar o conhecimento livre para o planeta", disse em nota oficial Jimmy Wales.

O objetivo da Wikimedia era conseguir 6 milhões de dólares para suportar as suas operações até o final do seu ano fiscal, que acaba em 30 de junho de 2009.

Cerca de 250 milhões de pessoas visitam a Wikipedia mensalmente, de várias partes do mundo. Nos Estados Unidos, levantamento da comScore aponta que os portais da Wikimedia, includindo a Wikipedia, estão na nona posição dos sites mais populares em novembro de 2008, com 60,7 milhões de visitantes únicos.

Entre os outros sites gerenciados pela Wikimedia está o dicionário online Wiktionary e a compilação de frases famosas Wikiquote.

Os interessados podem continuar a doar recursos para a Wikimedia, já que a organização disse que vai usar os recursos além dos 6 milhões de dólares como um fundo reserva para as despesas do próximo ano fiscal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail