Home > Notícias

Senado norte-americano avança no projeto de lei de cibersegurança

Projeto revisado propõe colaboração entre governo e setor privado em caso de crises de segurança nas redes estratégicas do país.

Jaikumar Vijayan, da Computerworld/EUA

25/03/2010 às 10h55

Foto:

Um projeto de lei que pretende produzir grandes mudanças na frente de cibersegurança federal dos Estados Unidos foi aprovado pelo Comitê de Comércio do Senado na quarta-feira (24/3), apenas alguns dias após ser apresentado. A chamada de Lei de Cibersegurança é uma revisão de um projeto introduzido pelo Senado norte-americano em 2009.

A proposta atual tenta melhorar a segurança virtual dos Estados Unidos ao propor uma colaboração próxima entre governo e setor privado, que possui uma vasta porção da infraestrutura crítica do país. O projeto exige que o presidente trabalhe com proprietários de infraestrutura de sistemas para identificar e classificar possíveis ameaças aos interesses estratégicos nacionais.

O projeto determina ainda que agentes federais envolvidos com cibersegurança devem compartilhar informações com o setor privado quando relacionados a operações de redes de infraestrutura.

Fundo de pesquisa
O projeto contém diversas disposições elaboradas para encorajar o crescimento de uma força de trabalho preparada para cuidar da segurança virtual, promover a conscientização pública sobre questões de segurança e criar um fundo de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias de segurança.

Se for aprovada, a Lei de Cibersegurança obrigará as agências do governo a divulgarem informações de seus planos de cibersegurança, incluindo recrutamento, contratações e detalhes de treinamento.

Mas a parte polêmica do projeto original, que daria ao presidente autoridade para desconectar redes privadas e governamentais da internet em caso de emergências virtuais, foi removida da nova versão. Em vez disso, o projeto revisado sustenta que o presidente tem que trabalhar com executivos da indústria para formular uma resposta apropriada para a crise.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail