Senado quer proibir carros movidos a diesel e gasolina no Brasil até 2060

Daqui quarenta anos, a ideia é que apenas veículos elétricos circulem pelas vias brasileiras

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/senado-quer-proibir-carros-movidos-a-diesel-e-gasolina-no-brasil-ate-2060/
Clique para copiar

O Brasil também poderá abolir o uso de combustíveis fósseis nos próximos anos. O tema, que faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) 454/2017, foi pauta de uma audiência pública realizada na última segunda-feira (7) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que proíbe a venda e circulação de automóveis movidos a diesel, gasolina e outros combustíveis a partir de 2060. Com isso, todos os veículos teriam de ser elétricos ou movidos por biocombustível sustentável.

A proposta é do senador Telmário Mota (Pros-RR), e prevê diminuir gradualmente o consumo de combustíveis fósseis e, por consequência, a emissão de poluentes na atmosfera. De acordo com o projeto, a partir de 2030, 90% dos veículos vendidos poderão ter tração automotora por motor a combustão. O percentual passará para 70% em 2040 e para 10% em 2050. E em 2060 a proibição será total. Veículos movidos por biocombustíveis ficariam de fora da medida.

Participaram do debate o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg; o diretor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Jr.; e o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Ciclomotores e Similares (Abrafics), Maurício Siqueira Francisco. Também participaram os representantes da Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e representante da Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).

Diversos países da Europa já têm adotado sanções para impedir o aumento na frota de carros que utilizam combustíveis tradicionais. É o caso da Suécia, que vai proibir a venda de automóveis movidos a gasolina e diesel a partir de 2030. França, Irlanda, Grã Bretanha e Islândia também já estipularam datas fixas para colocar um fim nesse tipo de veículo.

Fonte: Agência Senado

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site