Home > Notícias

Sensor da LG converte geladeiras e lavadoras em dispositivos inteligentes

Empresa mostra esta semana na feira IFA, em Berlim, sua linha de produtos para smart home com tecnologia da Internet das Coisas

Da Redação

04/09/2015 às 15h25

LG SmartThinQ Sensor.jpg
Foto:

A LG Electronics (LG) está lançando na IFA, feira de eletrônica de consumo que acontece em Berlim de 4 a 9 de setembro, sua linha de produtos e sensores para smart home (casa inteligente). Uma das novidades é o Sensor SmartThinQ® , um aparelho que, acoplado a eletrodomésticos tradicionais, dá a eles "inteligência" e capacidade de conexão com smartphones.

A empresa também apresenta no evento o Forno Smart Lightwave e o Condicionador de Ar Smart, ambos dispositivos compatíveis com a AllJoyn®, plataforma aberta para a Internet das Coisas (IoT) desenvolvida pela Aliança Allseen. A AllJoyn é uma estrutura de software colaborativo e de código aberto que permite que dispositivos e aplicativos detectem e se comuniquem uns com os outros facilmente. A AllJoyn é endossada por todos os membros da Aliança Allseen, um consórcio de IoT que envolve mais de 180 empresas de diferentes indústrias. 

Aparelhos espertos

O Sensor SmartThinQ é um dispositivo circular que pode ser anexado a eletrodomésticos como lavadoras ou refrigeradores para detectar sinais como vibração e temperatura, e transmitir essas informações ao aplicativo SmartThinQ nos smartphones dos usuários. Por exemplo, quando anexado à porta de uma lavadora de roupa comum, o sensor a transforma em um eletrodoméstico inteligente que avisa o usuário quando o ciclo de lavagem for finalizado. 

Acoplado a um refrigerador, por exemplo, o Sensor SmartThingQ enviará um aviso a um smartphone conectado ao sensor quando o prazo de validade de um alimento estiver prestes a vencer. O sensor também controlará quantas vezes a porta do eletrodoméstico é aberta, mesmo que o proprietário não esteja em casa. E, quando conectado a um condicionador de ar ou a outros eletrodomésticos, o Sensor SmartThingQ permitirá que os usuários controlem os equipamentos remotamente usando o aplicativo SmartThinQ.

Forno inteligente

O Forno Smart Lightwave da LG usa a tecnologia AllJoyn® para conectar-se a dispositivos digitais móveis permitindo por exemplo que usuários baixem, atualizem e compartilhem receitas com amigos e familiares. Ele opera com a tecnologia Wi-Fi, permitindo que seus proprietários usem um smartphone para configurar o modo de cocção, a temperatura e tempo de cocção de um prato. O Forno Smart Lightwave é capaz de rodar autodiagnóstico e ajudar a encontrar soluções e informações de reparo na internet por meio de uma assistência técnica da LG. 

Já o Condicionador de Ar Smart da LG não só informa os proprietários quando substituir o filtro de ar, como ainda pode ser controlado remotamente por meio de um smartphone; com isso, as pessoas nunca mais precisarão voltar para uma casa abafada, ao final de um dia quente.

“A adoção de eletrodomésticos inteligentes tem sido lenta porque existe a percepção de que a tecnologia não é facilmente acessível”, diz Jo Seong-jin, presidente e CEO da LG Electronics Home Appliance & Air Solution Company. “A LG está comprometida em manter sua liderança no mercado de smart home com inovações como o LG SmartThingQ, que proporciona benefícios reais e práticos e, oferece novas facilidades de estilo de vida por meio de uma tecnologia fácil de usar.” 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail