Home > Notícias

Sensor de movimentos do Wii pode equipar próxima geração do iPhone

Informação dão conta de que Apple e outros fabricantes irão inserir sensor em aparelhos para estabilizar a imagem das câmeras.

Macworld/Reino Unido

15/12/2008 às 9h59

Foto:

Em 2009, o iPhone poderá ter um sensor de movimentos como o do Nintendo Wii - pelo menos é o que dizem alguns fabricantes de Taiwan.

Segundo o jornal DigiTimes, que cobre a indústria de tecnologia na Ásia, a próxima geração de smartphones da Apple, Nokia, Samsung, Motorola, LG e Sony Ericsson irá usar giroscópios MEMS, como o presente no Nintendo Wii.

O acessório MotionPlus, do Wii, usa um giroscópio MEMS que consegue determinar movimentos rotacionais; a tecnologia é usada em sistemas de estabilização de imagem em fotos digitais e uma variante dela é usada nos veículos Segway.

O que não está claro ainda é como a tecnologia pode ser usada em celulares, embora o acelerômetro do iPhone seja usado cada vez mais de maneira complexa por aplicativos e jogos. É possível que o sensor ajude a estabilizar fotografias tiradas com o telefone.

O DigiTimes, citando fontes de mercado, afirma que a Apple e os demais fabricantes irão usar giroscópios em seus produtos para torná-los mais atraentes para o consumidor. O novo sensor deve representar 3% dos custos de produção de um smartphone, de acordo com as fontes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail