Home > Notícias

Sensor universal transforma objetos domésticos em dispositivos IoT

O equipamento será apresentado na CES 2019. Ele funciona por bluetooth e pode medir, detectar e enviar alertas para um app no smartphone

Michael Brown, da TechHive

06/01/2019 às 15h50

Foto: Palo Alto Innovation/Divulgação

Uma startup da Califórnia vai apresentar na CES 2019 um sensor universal de múltiplos propósitos que promete transformar boa parte dos objetos domésticos em dispositivos inteligentes. Batizado de Node-ify Axon, o dispositivo tem as dimensões de um puck (disco de hóquei) e é equipado com múltiplos sensores que podem medir, detectar e enviar alertas para um app móvel baseados em diferentes condições programáveis.

A Palo Alto Innovation, criadora do Node-ify Axon, diz que seu equipamento pode, por exemplo detectar a presença de água e avisar de um vazamento na cozinha ou no banheiro. Ou enviar alertas para seu smartphone se o nível de água no bebedouro dos seus pets ficar abaixo do desejado. Para cada tipo de aplicação é preciso ter um Axon separado, e a Palo Alto diz que seus sensores podem também monitorar temperatura, umidade, iluminação, som, toque e movimento.

Outros usos incluem acoplar o dispositivo em portas, janelas e portões para identificar se eles estão abertos ou fechados; ou colocar o sensor dentro da geladeira ou freezer e receber alerta se a temperatura sobe e coloca os alimentos em risco; ou até colocá-lo no suporte da escova de dentes para saber se as crianças estão escovando os dentes corretamente.

O Node-ify Axon é movido a bateria e usa a tecnologia Bluetooth Low Energy para enviar informação para um app no smartphone do seu dono. O app, por sua vez, pode ser programado para disparar automaticamente outros eventos ou ações via IFTTT.

A empresa vai divulgar preço e disponibilidade do Axon na CES 2019, mas é esperado que seja relativamente barato, ou não viabiliza os inúmeros usos que a empresa sugere. Mais detalhes em breve.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail