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Serviço da LG permite que usuário “bata papo” com seus eletrodomésticos

Usando um smartphone e o "HomeChat", é possível à geladeira se há cerveja, ou pedir ao aspirador para varrer a casa em um horário pré-determinado.

Rafael Rigues

06/01/2014 às 15h23

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Se depender da LG, os dias de consultar um manual para descobrir como programar uma lavadora ou o livro de receitas para saber o que fazer para o jantar serão em breve coisa do passado: bastará perguntar para a lavadora ou fogão, usando um aplicativo de bate-papo em seu smartphone.

Essa é a promessa do serviço HomeChat, que está sendo integrado aos "Smart Appliances" (eletrodomésticos inteligentes) da linha 2014 da empresa e foi apresentado durante a CES, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas, nos EUA. A iniciativa é uma parceria com a LINE, que desenvolve um aplicativo de bate-papo de mesmo nome disponível para múltiplas plataformas e com mais de 310 milhões de usuários no mundo.

A idéia é atraente: o usuário pode, por exemplo, usar o smartphone para enviar ao serviço uma mensagem dizendo "estou saindo de férias". Usando o processamento de linguagem natural o serviço entende o que "sair de férias" significa e coloca o refrigerador e ar condicionado no modo de economia de energia e programa o aspirador robô para varrer o chão automaticamente todo dia de manhã. 

Também é possível outros truques, como perguntar se há cerveja na geladeira e receber uma resposta com a quantidade exata, ou pedir ao fogão uma receita para o jantar e receber, além de uma sugestão, uma lista com os ingredientes que estão em falta. A geladeira pode até mesmo avisar o usuário quando há algum alimento perto da data de vencimento.

O serviço HomeChat estará inicialmente disponível em inglês e coreano, e segundo a LG o suporte a novos idiomas será adicionado ao longo de 2014.

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