Home > Dicas

Serviço da Microsoft pode “travar” seu Mac; saiba o que fazer

Leitor relata má experiência com serviço Microsoft Sync, que faz uso muito alto da CPU da sua máquina; ferramenta é inútil para quem usa iCloud com contatos e calendário

Macworld / EUA

24/05/2012 às 15h05

Foto:

O leitor Dale Creekmur esteve mexendo com o recurso Activity Monitor (Monitor de Atividades) e descobriu algo que o preocupou. Ele escreveu:

“Quando estou usando o Activity Monitor, noto que a atividade da CPU do meu Mac aumenta muito quando algo chamado Microsoft Sync está rodando. Fecho esse processo, e a atividade da CPU retorna ao normal. Minhas perguntas são: esse processo é útil/necessário? E como eu posso (ou se deveria) eliminá-lo inteiramente do meu iMac para evitar o seu retorno?”

Para quem não conhece as muitas glórias do Activity Monitor, vamos explicar: você usa o Activity Monitor (encontrado em /Applications/Utilities) para ver como seu Mac está ocupando o tempo dele – os processos que está rodando, a quantidade de memória (real e virtual) consumida pelos diversos processos, entre outras coisas. Se o seu Mac está rodando de forma lenta, não é uma má ideia abrir o Activity Monitor, clicar na aba %CPU, e ver quais processos (ou aplicativos) aparecem no topo. Se um processo/aplicativo aparece lá quase que constantemente e está comendo dezenas de dígitos da sua CPU, você pode ter um problema. Apesar de que se esse processo/aplicativo estiver fazendo algo sério – renderizar um vídeo, por exemplo – esse uso "exagerado" é esperado e o alto consumo vai acabar quando a tarefa estiver finalizada.

icloud390

Microsoft Sync pode não ser muito útil para quem usa iCloud com seus contatos e calendários

Com isso fora do caminho, vamos responder as perguntas.

1.Com o Office 2008, a Microsoft introduziu a habilidade para o seu cliente de e-mail, o Entourage, sincronizar contatos com o Address Book, da Apple, eventos com o iCal, e Entourage Notes com o MobileMe. O processo encarregado de fazer isso era chamado de Microsoft Sync Services. Ele faria o nobre trabalho se você abrisse as preferencias do Entourage, clicasse em Sync Services, e habilitasse qualquer uma dessas três opções de sincronização.

Com o Microsoft Office 2011 (versão Service Pack 1 ou mais completa) você também poderia usar esses serviços de sincronização (apesar de que neste caso eles aparecem no Activity Monitor como SyncServicesAgent).

2.Quanto a sua utilidade, ela depende de como você gerencia seus contatos e calendários. Se você sincroniza esse tipo de dado com o iCloud, os Sync Services do Outlook não te ajudarão em nada, uma vez que a sincronização do Entourage e do Outlook não é compatível com o iCloud (eles não suportam os padrões CalDAV e CardDAV usados pelo iCloud). Se você gerencia esses dados apenas no seu computador, pode ser útil se você quer que os eventos e contatos que cria nesses aplicativos da Microsoft apareçam no Address Book e no iCal, da Apple.

3.Para evitar que ele seja aberto, simplesmente desabilite os Sync Services ou as preferências do Outlook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail