Home > Notícias

Serviço da SPTrans promete mostrar hora do próximo ônibus

Recurso funciona para os pontos de cinco dos dez corredores da cidade de São Paulo. Precisão chega a 96%, diz SPTrans.

Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!

27/03/2012 às 14h37

Foto:

Desde a última segunda-feira (26/03) um conjunto de serviços da SPTrans – órgão responsável pela gestão dos ônibus na cidade de São Paulo – entrou em funcionamento para evitar que os usuários passem muito tempo esperando no ponto. São eles: De Olho na Via, De Olho na Linha e de Olho no Ponto – reunidos sob o nome Olho Vivo.

O De Olho na Via é o mais simples. Ele exibe a velocidade média nos principais corredores e, com base nela, os identifica com cores em um mapa. A partir de 18 km/h tem a cor verde, entre 13 km/h e 17km/h fica amarelo e abaixo disso é vermelho. Nos nossos testes o recurso só rodou corretamente quando em tela cheia.

Já o De Olho na Linha serve para ver onde está o ônibus que você precisa pegar. A localização de todos os veículos da linha é mostrada em um mapa – o mesmo do Google Maps – o que dá uma ideia do tempo de espera até que o mais próximo alcance o ponto desejado. 

Por fim, o De Olho no Ponto é mais completo, embora só esteja disponível para cinco dos dez corredores exclusivos: Campo Limpo/Rebouças, Expressos Tiradentes, Parelheiros, Pirituba e Santo Amaro. O usuário pesquisa pelo nome da parada ou da via e fica sabendo o horário em que o veículo da linha chegará. A SPTrans promete um índice de acerto de 96%, considerando uma margem de erro de cinco minutos para mais ou para menos.

Leia mais: Nova versão do Google Maps avisa a hora de descer do ônibus

Os dois últimos possuem uma interface personalizada para smartphones, uma boa notícia. Conseguimos utilizá-los normalmente em um celular da plataforma Android e em um iPhone, mas, como o acesso é feito por navegador, é provável que funcionem também em outros sistemas, como o Symbian.

Segundo a SPTrans, o Olho Vivo ainda se encontra em fase de testes e precisa de “colaboração, sugestões e dicas”. Estas podem ser enviadas tanto por e-mail quanto pelo Twitter.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail