Home > Notícias

Serviço da VMware permitirá rodar aplicativos Windows nos Chromebooks

Tecnologia permite o acesso a aplicativos individuais ou desktops completos, e pode gerar uma economia mensal de "milhares de dólares" para as empresas.

Joab Jackson, IDG News Service

13/02/2014 às 11h07

Foto:

A VMWare irá oferecer serviço de virtualização de desktops para os Chromebooks da Google, permitindo que os portáteis, que rodam um sistema operacional próprio baseado em Linux chamado Chrome OS, também executem aplicativos Windows. 

Segundo uma estimativa da Google, empresas podem economizar até US$ 5.000 mensais se usarem uma combinação de Chromebooks e os serviços da VMWare. A solução de virtualização de desktops da VMWare também pode oferecer às empresas uma forma fácil de migrar do Windows XP, cujo suporte será encerrado pela Microsoft em Abril.

"Muitos consumidores querem tirar proveito da computação com "Thin Clients" mas querem uma ponte de volta ao "velho mundo" onde podem rodar aplicativos Windows", disse Sanjay Poonen, Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral de "End User Computing" na VMWare.

Consumidores da VMWare usando a versão 5.3 do Horizon View já podem rodar desktops e aplicativos virtualizados nos Chromebooks. Mas o futuro serviço da VMWare, entretanto, pode ser atraente já que as organizações não terão de gerenciar infraestrutura de back-end para rodar os ambientes virtualizados, diz Poonen.

O serviço, que será oferecido tanto pela VMWare quanto por parceiros selecionados, estará em operação nos próximos meses, disse Poonen. Com ele organizações poderão acessar seus aplicativos legados ou desktops Windows completos usando várias diferentes tecnologias de virtualização da VMWare.

O VMWare Horizon pode fazer o streaming de desktops usando tanto a Virtual Desktop Infrastructure (VDI) da VMWare quando os Remote Desktop Services (RDS) da Microsoft. Usuários também poderão acessar aplicativos, dados e desktops através de um navegador, usando o sotware VMWare Blast.

A Google e várias fabricantes de hardware atualmente oferecem Chromebook com preços a partir de US$ 179 cada (nos EUA). Usar Chromebook como "thin clients" em conjunto com os serviços da VMWare pode ajudar as empresas a economizar dinheiro de várias formas, disse Caesar Sengupta, Vice-Presidente da Gerência de Produto do Chrome OS. Além do baixo custo dos aparelhos, dinheiro também pode ser economizado reduzindo o número de licenças de software no dia-a-dia e os custos administrativos tipicamente associados com o gerenciamento de PCs individuais.

A Google e a VMWare anunciaram o novo serviço durante a conferência VMWare Partner Exchange 2014, que acontece nesta semana em São Francisco, EUA.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail