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Serviço de geolocalização do Google ganha precisão de 200 metros

API Gears Geolocation servirá para desenvolvedores oferecerem serviços da web aos usuários de acordo com localização geográfica.

Redação do IDG Now!

22/10/2008 às 13h02

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O Google anunciou na terça-feira (22/10) melhorias na API do serviço Gears Geolocation para que desenvolvedores possam localizar usuários de seus serviços com uma precisão de até 200 metros de distância em centenas de cidades do mundo.

O Gears Geolocation poderá entregar aos usuários serviços de acordo com sua localização.

Por exemplo: o Radar, novo aplicativo da laspminute.com, permite aos usuários encontrar os hotéis mais próximos. Já o mashup Google Earth ITN, no Firefox, permite que os usuários vejam notícias de jornais locais, enquanto a rede social Rummble poderá mudar automaticamente a localização atual do usuário para que seus amigos vejam.

"Quando propusemos a Gears Geolocation API, nosso objetivo era tornar mais fácil para os desenvolvedores distribuir seus sites e serviços para celular com capacidade de se localizar geograficamente", afirmou Charles Wiles, gerente de produto do Google Mobile Team no blog para desenvolvedores.

"No entanto, descobrimos que usuários de laptop se beneficiariam de
sites com capacidade de localização também. Para eles, adicionamos
sinais Wi-Fi na API do Geolocation com precisão melhorada", continua.

Segundo ele, a API é o mesmo, tanto para usuários de desktop quianto de conexões móveis.

Para proteger a privacidade, o servidor do Geolocation não grava a localização do usuário. Porém, sites de terceiros podem fazer isso.

O Google recomenda usar apenas sites confiáveis para acessar sua localização. O Gears vai avisar sempre que o usuário entrar em algum site que queira acessar sua localização para que o usuário permita ou não.

O conselho da empresa é avaliar a política de privacidade caso haja dúvidas sobre como o site usará as informações sobre sua localização. A API Gears Geolocation API é completamente gratuita para os desenvolvedores e usuários, por meio do provedor local padrão do Google.

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