Home > Notícias

Serviço de música streaming Lala encerra atividades

Segundo comunicado oficial, empresa adquirida pela Apple há cinco meses vai deixar de funcionar em 31 de maio; usuários ganharão créditos para o iTunes.

Macworld / EUA

30/04/2010 às 18h58

Foto:

Lembra aquele serviço de streaming (transmissão de dados sem necessidade de arquivar dados) de músicas que a Apple comprou em dezembro de 2009? Aquele que tinha um app esperando no limbo para ser aprovado desde outubro do ano passado? Parece que a Apple está finalizando a assimilação de qualquer equipe e tecnologia que ela queria na época, pois o Lala anunciou que irá desplugar os fones dos usuários no final de maio de 2010.

Em uma mensagem que tomou toda sua página principal, a empresa informa os usuários que irá fechar as portas no dia 31 de maio. Até lá, os usuários ainda poderão acessar suas contas e realizar stream de qualquer música que já possuam ou até mesmo comprar novos MP3 para download. Mas a companhia já interrompeu as vendas de sua inovadora opção “Web song”, que permite aos usuários pagar 10 centavos de dólar por acesso ilimitado de streaming para uma música (se os usuários decidirem comprar depois para escutá-la offline ou carregá-la em tocador portátil, o pagamento iria contar como crédito para o preço da música). Os usuários também não poderão mais fazer upload de suas músicas para streaming no software.

Representantes da Lala e da Apple não retornaram aos nossos pedidos para comentar o caso.

Claramente, o app do Lala para iPhone que teria permitido realizar streaming da coleção de alguém enquanto estiver em atividade, não verá a luz do dia. Ele foi submetido para aprovação da Apple em 29 de outubro de 2009, mas praticamente sumiu do mapa desde então.

Não por acaso, a Apple permaneceu sem comentar suas intenções com o Lala, apenas oferecendo o seu discurso de praxe para o assunto: “De tempos em tempos a Apple compra companhias de tecnologia menores, e nós geralmente não fazemos comentários sobre nossos propósitos ou planos.” Poderia o iTunes permitir, daqui a algum tempo, que os usuários realizassem stream de suas músicas sem ter que baixar os arquivos ou dar trabalho para um disco rígido? O app do iTunes para iPhone irá adicionar a opção “music streaming” para a sua lista de recursos e iniciar com seus concorrentes, como o Pandora, uma corrida pelo ouro? E que tal realizar streaming de arquivos maiores, e tecnicamente mais proibitivos, como filmes e programas de TV?

Essas são todas algumas questões que circundam a aquisição da Lala, mas teremos de esperar pelas respostas.

Enquanto isso, como uma forma de agradecimento para seus clientes, os clientes da Lala que compraram as “Web songs” para streaming irão receber créditos para iTunes correspondentes ao valor total de compras efetuadas no Web song nos últimos cinco anos. Os MP3 já baixados do Lala irão continuar a tocar sem problemas.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail