Home > Notícias

Serviço treemap mapeia sites na web mais visitados

Disponível no site da BBC, ferramenta apresenta os 100 sites mais acessados por categorias e facilita análise dos dados.

Daniel Junqueira, do IDG Now!

16/03/2010 às 11h53

Foto:

Quer saber de modo rápido e fácil qual o site mais visitado do mundo? Ou então a maior audiência por segmento de conteúdo ou país? O treemap, serviço disponível no site da BBC é uma boa opção. O recurso permite analisar a distribuição dos 100 sites mais acessados em nove países – Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça, Brasil, Estados Unidos e Austrália.

A ferramenta foi desenvolvida pela Universidade de Berkley, na Califórnia (EUA) com o software Prefuse Flare. Baseado em dados da consultoria Nielsen, o  treemap mostra, por exemplo, que o Google foi a página mais visitada da internet em janeiro, seguido pelos
serviços de busca da Microsoft e pelo Yahoo. O Google obteve 7,35% dos visitantes únicos em janeiro, ante 5,71% do segundo colocado, o Bing, da Microsoft.

Organização
A visualização é dividida em categorias. Entre os portais, é possível identificar o brasileiro UOL, que, com 27 milhões de visitantes únicos, foi responsável por 0,58% de todas as visitas de janeiro. A Globo, que aparece entre os sites de notícias, teve 23 milhões de visitantes, ou 0,49% do tráfego dos países contabilizados no serviço.

Em algumas categorias é possível ver a diferença entre os sites e a concorrência. O Facebook, por exemplo, foi a rede social mais acessada do mundo com 216 milhões de visitas - ou 4,6% dos visitantes únicos de janeiro – e foi também o sexto site mais visto no período. Já o concorrente mais próximo, o Twitter, teve 42 milhões de visualizações, ou 0,89% do tráfego da internet, aparecendo em 25º entre os sites mais acessados de janeiro.

Já em relação aos vídeos, o YouTube, com 203 milhões de visitantes únicos, teve quase dez vezes mais do que a Netflix, concorrente mais próximo, com 22 milhões de visitas.

O treemap com os 100 sites mais visitados da web faz parte do projeto SuperPower da BBC, uma série de reportagens com o intuito de investigar a influência da internet na vida da população mundial e as transformações sociais decorrentes do crescimento da rede.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail