Home > Notícias

Serviço vai oferecer conexão à web em vôos intercontinentais em 2009

ExConnect terá tarifas fixas e qualidade comparável à dos pontos terrestres; modelo é similar ao do Connection, encerrado em 2006.

IDG News Service

07/05/2008 às 12h03

Foto:

Um novo serviço de acesso a internet em banda larga será oferecido em aeronaves pela Panasonic, a partir de 2009.

O ExConnect deve estar disponível no início do próximo ano e será o primeiro serviço intercontinental de acesso em alta velocidade oferecido em aviões desde 2006, quando o Connexion, da Boeing, foi fechado após prejuízos cumulativos.

Como o serviço da Boeing, o ExConnect vai oferecer velocidades comparáveis às de pontos de acesso público em terra e também permitirá às companhias aéreas oferecer TV ao vivo nas aeronaves.

O preço ainda não está definido, mas a Panasonic quer cobrar algo em torno de 12 dólares a hora ou 22 dólares o dia - preços similares aos do falecido Connexion.

A Panasonic disse que já assinou com companhias aéreas para oferecer o serviço, mas não revelou quais.

O produto será oferecido a partir do serviço de banda larga por satélite GlobalConnex, da Intelsat, usado por clientes corporativos e operadoras de telecomunicações.

Inicialmente, o serviço estará disponível em determinadas geografias e posteriormente será expandido, conforme a demanda.

Embora seja mais conhecida como fabricante de eletrônicos, a Panasonic é uma importante fornecedora de sistema de entretenimento para aviões - seus equipamentos estão instalados em mais de 3,7 mil aeronaves.

A internet a bordo de aviões foi oferecida pela primeira vez em meados de 2004, pela Lufthansa. Muitas companhias européias e asiáticas aderiram ao serviço, mas as empresas norte-americanas, ainda se recuperando dos atentados de 11 de setembro de 2001, nunca contrataram o serviço, e no fim a Boeing decidiu parar de oferecê-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail