Home > Notícias

Serviço web da Adobe chega para concorrer com o Google Docs

Ainda em fase beta, o Acrobat.com inclui um processador de texto, armazenamento e compartilhamento de arquivos.

Computerworld/EUA

02/06/2008 às 13h24

Foto:

A Adobe System anunciou uma comunidade online que inclui um processador de texto, armazenamento e compartilhamento de arquivos, nesta segunda-feira (02/06).

Ainda em versão beta, os novos serviços online Acrobat. com estão integrados ao Acrobat 9, que acaba de ser lançado.

> Review: Clique aqui para conhecer detalher do Acrobat.com

Além de permitir compartilhar, imprimir e arquivar documentos, esse é um novo passo da Adobe System na área de Web 2.0 e uma forma de a empresa se preparar para competir com Microsoft e Google na área de serviços online.

O novo serviço beta conta com um processador de texto chamado de Buzzword, que a Adobe adquiriu recentemente. Faz parte também do serviço Web 2.0, o ConnectNow!, uma versão simples de seu sistema de conferência, que estreou com o Acrobat 8, há dois anos.

Pelo serviço online da Adobe, será possível armazenar documentos em um espaço com capacidade para armazenar até 5 GB.

Os executivos da Adobe também afirmaram, na semana passada, que a nova versão 9 do Acrobat permitirá a inserção de vídeos e aplicações em Flash dentro de arquivos PDF, com visualização no Adobe Reader 9.
++++
Previsto para julho, o software Acrobat 9 também permitirá que os usuários criem o que a Adobe chama de “PDF Portfólios” combinando múltiplos arquivos armazenados em qualquer formato, em um único arquivo PDF comprimido, explica Kevin Lynch, vice-presidente de produtos e marketing de Acrobat.

Os portfólios poderão incorporar documentos do Word, imagens, arquivos de áudio e vídeo, incluindo arquivos criados no para a plataforma Silverlight, da Microsoft, que concorre com o Flash.

O Acrobat 9 será vendido em várias versões, com preços entre 299 e 699 dólares e atualizações entre 99 e 229 dólares. O Adobe Reader continua sendo gratuito.

Em resposta às reclamações sobre a lentidão para carregar arquivos, a versão 9 foi reescrita para rodar somente os plugins necessários. A idéia é que o tempo de carregamento seja de duas a três vezes mais rápido em relação ao Adobe Reader 8.

A Adobe ainda não revelou os preços das mensalidades para o uso do serviço de colaboração Acrobat.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail