Home > Notícias

Serviços de dados correpondem por 30% do investimento em mobilidade

Investimento das empresas em dados cresce três vezes em 5 anos. Em 2004, só 10% do orçamento de mobilidade ia para os serviços.

Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD

14/05/2009 às 14h35

Foto:

Os investimentos do mercado corporativo em aplicações que utilizam serviços de dados cresceram três vezes nos últimos cinco anos. Atualmente, mais de 30% dos valores gastos pelas corporações em soluções de mobilidade são destinados a serviços de dados. Há cinco anos, este percentual estava na casa de 10%, de acordo com estimativas da Motorola.

Roberto Fernandes, gerente de canais da Motorola, prevê que, em 2010, 50% das grandes corporações terão uma política única de mobilidade e mais de 40% terão adotado políticas de convergência fixo-móvel, com o uso de soluções que reconhecem automaticamente quando o executivo entrar na empresa e fazem com que o telefone celular passe a operar como ramal fixo.

O executivo informa que 71% dos líderes da área de tecnologia da informação e trabalhadores de campo acreditam que a mobilidade é um recurso mais importante atualmente do que no passado. Segundo ele, os principais benefícios que as corporações obtêm ao adotar soluções de mobilidade são maior poder de decisão, mais eficiência e uma comunicação mais rápida.

Os desafios, no entanto, são o custo do harware e do software, a preocupação com segurança e o desenvolvimento de aplicações.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail