Home > Notícias

Serviços móveis: 80% dos usuários querem liberdade de escolha

Pesquisa aponta crescimento na área de serviços móveis, com tendência à abertura para usuários personalizarem aplicativos.

ComputerWorld/Brasil

23/10/2008 às 9h01

Foto:

Segundo o estudo "Go mobile, grow", da IBM, 80% dos usuários de celular querem que os provedores dêem a eles mais poder de escolha dos
aplicativos e serviços oferecidos nos dispositivos móveis. Além disso, 69% dos entrevistados querem dispositivos abertos à
personalização e à configuração de aplicativos.

A pesquisa indica que o mercado de serviços de internet em dispositivos móveis atingirá 80 bilhões de dólares até 2011, e que este crescimento criará oportunidades para novos serviços, como a publicidade móvel.

No mesmo período, o número de usuários da internet no mundo será próximo de 1 bilhão, um aumento de 191% desde 2006 com taxa anual de crescimento de 24%. O recurso de banda larga sem fio e smartphones avançados e mais baratos mudará a maneira como empresas ao redor do mundo operam e se relacionam com seus clientes, funcionários e parceiros, diz a IBM.

A análise constatou ainda que o acesso à internet por meio de dispositivos móveis será cada vez mais usado para serviços utilitários e transitórios. Aproximadamente 60% dos entrevistados têm interesse em serviços bancários via dispositivos móveis, enquanto 53% querem IPTV e 45% desejam comprar música pelo celular.

O estudo também indica que 60% dos entrevistados não têm preferência por marcas específicas quando usam serviços de internet pelo celular e que os mercados ao redor do mundo adotarão o uso da internet móvel de formas diferentes. Nos países mais desenvolvidos, o acesso será como a extensão do computador pessoal. Já nos emergentes, os clientes optarão por dispositivos móveis no lugar do primeiro PC.

A IBM entrevistou cerca de 700 clientes em todo o mundo sobre suas preferências em relação ao acesso da internet móvel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail