Home > Dicas

Serviços online da Adobe permitem criar documentos e apresentações

Para quem quer sair da mesmice do Office, Acrobat.com tem opções gratuitas e fáceis de usar. Conheça algumas delas.

Zack Stern, da PC World/EUA

04/06/2009 às 16h06

adobe_150.jpg
Foto:

adobe_150.jpgO site Acrobat.com inclui diversos conteúdos gratuitos com ferramentas de criação que podem o usuário em tarefas comuns do dia-a-dia. O site ainda oferece a opção de armazinar os documentos; dessa maneira, tantos os aplicativos quantos seus arquivos ficam disponíveis em qualquer computador com acesso à internet.

Entre os aplicativos estão o Buzzword, um processador de textos; o ConnectNow, que lida com reuniões online; e o Presentations, para apresentaçoes, todos da Adobe (o site mantém alguns aplicativos desenvolvidos por terceiros).

Para usar qualquer das ferramentas você precisará ter o Flash instalado. A maioria delas exige a versão 9 do software, mas o Presentations utiliza o Flash 10. Basta criar uma conta gratuita, fazer login e começar a criar conteúdos.

Como o processador de textos Buzzword, pode-se ajustar fontes, formatar e criar layouts, inserir imagens e outras funções comuns nesse tipo de programa. O aplicativo é ótimo para colaborações também. Similar ao Google Docs, você irá convidar um contato para ver ou editar um de seus arquivos (você pode fazer isso simultaneamente, se quiser).

Uma ferramenta de comentários permite fazer anotações, portanto membros do grupo podem ver suas edições. O Buzzword importa e exporta arquivos do Word, Open Doc, texto e RTF, e é capaz de exportar nos formatos PDF, HTML ou .epub, utilizado pelo e-reader da Adobe.

Para controlar reuniões online, o ConnectNow aceita que até três pessoas compartilhem tarefas e documentos na ferramenta em tempo real. Há ainda recurso de VoIP para conversas por voz e uma janela de chat permite que também se digite enquanto fala. Um quadro colaborativo possibilita a todos verem o mesmo assunto simultaneamente.

Criar apresentações no Presentations é muito parecido com o PowerPoint e vcocê pode fazer isso em grupo. Este serviço está separado das outras ferramentas e fica hospedado em labs.acrobat.com, pois é o serviço que possui funções mais críticas.

O programa ainda não exporta arquivos do PowerPoint – um ponto negativo para pequenas empresas. No entanto, a Adobe está trabalhando ativamente para adicionar esta funcionalidade até o fim deste ano.

Mas o Presentations tem outras boas funções. Assim como o Buzzword, você terá bastante controle sobre o estilo do documento. A Adobe diz que utiliza suas próprias fontes, gráficos e tecnologia de layout. Você pode inserir até mesmo filmes em flash (.FLV), por exemplo. Também inclui muitas opções de temas e formas de construir seus slides.

Diferentemente dos demais aplicativos, no Presentations você pode convidar um número ilimitado de pessoas para ver ou editar seus arquivos. No momento ele só exporta arquivos PDFs; se precisar usar o documento fora desta ferramenta, então seria melhor aguardar até que ele possa converter para arquivo .ppt (PowerPoint) ou em outros tipos de formatos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail