Home > Dicas

Sete dicas para acelerar o desempenho de um PC com Windows Vista

Alterações na configuração e até o uso de cartão de memória flash podem melhorar a performance geral do seu computador; confira.

Por Scott Dunn, da PC World/EUA

25/03/2008 às 19h50

vista_performance_150.jpg
Foto:

vista_performance_150

O Service Pack 1 pode não fornecer a velocidade que você espera, mas há outras maneiras de acelerar seu PC rodando o Windows Vista. Gastando um pouco de tempo (e dinheiro) você pode otimizar seu sistema e ajudar o sistema operacional a ficar mais rápido.

Mais destaques da PC World:
> Descubra se você precisa do Vista SP1
> Teclado é tudo igual? Veja 28 modelos curiosos
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Confira as novidades do Internet Explorer 8
> Você sabe como será o computador do futuro? Veja aqui

> Estressado no trânsito? Conheça 11 gadgets para se distrair

Flash nele: Se você possui um drive USB de memória flash sobrando, o Vista pode utilizar esse dispositivo como memória cache. Insira o drive em uma porta USB 2.0. Se o drive for rápido o suficiente, uma opção irá surgir, perguntando se você quer abrir uma pasta do dispositivo ou usar como Windows ReadyBoost. Escolha esta opção e siga os passos. A Microsoft recomenda o uso de uma a três vezes o tamanho de sua memória RAM para o cache.

sp1_acelerar_drive
ReadyBoost: use memórias flash para cache

Use um cartão: Os drives USB podem não ser muito cômodos para aumentar o desempenho do PC, particularmente um laptop, pois são externos e nada práticos para uma viagem, por exemplo. Se o computador possui um leitor de cartões SD ou CompactFlash é possível utilizar algum deles para a função ReadyBoost.

Tenha controle: acelerar o Vista não é o suficiente, você precisa se preparar para ele não lhe atrasar. Os pop-ups que perguntam se você “Permite” ou “Nega” muitas ações são um exemplo do Controle de Conta de Usuário do Vista em ação.

++++

vista_performance_150O processo lhe traz segurança, mas sua produtividade pode sofrer muito se você responde constantemente a esses comandos. Esta função pode ser desativada no Painel de Controle, Contas de Usuário e Ativar ou Desativar o controle de conta de usuário.

Saiba se seu hardware lhe atrasa: No Explorer, dê um clique direito no Computador e escolha Propriedades. Clique em Desempenho. O hardware que estiver com nota baixa está impedindo você de ter uma melhor experiência com o Vista.

Leia também:
> 25 respostas para problemas com tecnologia
> Como viver em um mundo com dois Windows
> Customize detalhes do Windows Vista

Barra lateral: se você não precisa ou não gosta dos “gadgets” da barra lateral do Vista, livre-se deles. Dê um clique direito na barra lateral e clique em Propriedades. Desmarque a opção Iniciar a barra de lateral quando iniciar o Windows e clique em OK.

sp1_acelerar_barra
Gadgets: Desative recursos que não usa

Mais maneiras de acelerar o Vista
Reduza seus serviços: não deixe que componentes desnecessários de software desperdicem memória ou acorrentem o seu Windows. Clique em Iniciar, digite msconfig e pressione Enter. Clique na guia Serviços e desmarque somente os serviços que você não irá precisar.
++++
vista_performance_150Aqui estão alguns serviços que você gostará de cancelar: se você não trabalha com um computador remoto, não roda programas de um servidor e não permite Desktop Remoto, desmarque Serviços Terminais. Se você consegue sobreviver sem a ajuda do Windows e Diagnósticos, desmarque este serviço também.

Mantenha seu disco “em forma”: os avisos para outros sistemas, como desfragmentar o disco e se livrar de arquivos desnecessários também é válido para o Vista. Realizar a Limpeza de disco e o Desfragmentador são importantes tarefas. Para acessar essas ferramentas basta digitar seu nome no Iniciar.

Gaste energia: se você não se importa com o meio ambiente e em gastar mais em sua conta de energia, ajuste suas opções de energia para Alto Desempenho. No Painel de Controle selecione Opções de Energia e altere as configurações como desejar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail