Home > Dicas

Sete dicas para usar melhor o reconhecimento do rostos do iPhoto ’09

Veja como criar álbuns inteligentes, identificar fotos com mais de uma pessoa e descubra atalhos úteis para o aplicativo.

Derrick Story, da Macworld/EUA*

21/07/2009 às 12h02

faces-150.jpg
Foto:

Graças ao reconhecimento de rostos do iPhoto ’09, você pode nomear todas as pessoas que estão presentes nas fotografias de sua coleção digital, tornando a visualização das imagens mais fácil e divertida. Trata-se de  um recurso muito útil, mas exige um pouco de esforço do usuário para descobrir como utilizá-lo. 

Ao descarregar suas fotos da câmera para o iPhoto, o programa começa a identificar todos os rostos automaticamente. Mas não sabe dizer, ainda, quem é quem nas imagens.

A etapa seguinte consiste em você atribuir nomes de seus amigos e familiares. Para isso, abra uma de suas fotos e clique no botão Nome, na barra inferior do programa. A seguir, digite o nome da pessoa no campo “sem nome” que aparece abaixo de cada rosto. À medida que você digita, o iPhoto sugere possíveis nomes que já foram adicionados.

Com o tempo fica mais fácil
Depois de nomeados alguns rostos, a diversão começa. O iPhoto aprende a reconhecer rostos semelhantes aos que já você identificou. Clique no botão Rostos, no painel  esquerdo do programa, e você verá miniaturas da fotos com o nome da pessoa marcada. 

Dê um duplo clique sobre o nome da pessoa as fotos aparecerão em duas áreas. A primeira inclui as fotografias que você marcou, e a segunda são as fotos em que o programa acha que a pessoa pode estar.

Clique no botão Confirmar Nome para começar o processo de verificação. Cada vez que você confirmar ou rejeitar a sugestão, o aplicativo fica mais preciso para as próximas verificações.

iphoto-dicas1.jpg

É assim que o recurso funciona, mas existem vários atalhos escondidos no programa para tornar o trabalho mais fácil e útil. Aqui estão os sete favoritos:

1. Confirmação Rápida
Quando estiver no modo Confirmar Nome, você pode confirmar ou rejeitar várias fotos ao mesmo tempo.

Clique e arraste o mouse para selecionar as fotos sugeridas pelo programa e todas serão confirmadas. Para rejeitá-las é só fazer o mesmo processo com a tecla Option pressionada. Não esqueça de clicar em Concluído depois de fazer a verificação.

2. Diga quem é a pessoa
Dizer ao iPhoto que a pessoa sugerida está incorreta é uma tarefa bastante útil, pois contribui para os próximos reconhecimentos automáticos.

Agora mais importante ainda é informar quem é a pessoa que o iPhoto confundiu. Com o iPhoto 8.0.2 ou superior, você pode dar um Control-clique na miniatura de Confirmar Nome e clicar em Nome para identificá-la.

iphoto-dicas2.jpg

3. Segredos das miniaturas de Rostos
Ao deslizar o mouse sobre cada miniatura no painel de Rostos, todas as fotos da pessoa mudam automaticamente. Para ficar mais divertido, faça os mesmo movimento para esquerda e direita com a tecla Option pressionada.

No lugar dos rostos, serão exibidas as fotos completas. Quando você encontrar a miniatura mais legal, pressione a tecla Espaço para criar a foto chave, ou seja, a foto que será a capa da miniatura.

Para editar alguma das imagens vistas nas miniaturas, de um clique com o botão direito do mouse sobre ela e vá em Editar.

iphoto-dicas3.jpg

4. Criar álbuns inteligentes
Depois de identificar as pessoas, você poderá combinar a função de reconhecimento de rostos com os álbuns inteligentes.

Para criar um álbum inteligente somente com as fotos em que seu primo aparece, por exemplo, selecione Arquivo -> Novo Álbum Inteligente.

Na janela seguinte defina por “Rosto É Jonathan”. Clique no sinal (+) caso queira criar uma nova condição para o álbum. Certifique-se de qual opção você vai escolher para listar as condições. Se marcar “todas as”, você só vai obter imagens marcadas com todas as pessoas presentes.

iphoto-dicas4.jpg

5. Criar álbuns inteligentes por clique
Essa é a forma mais rápida para criar um álbum inteligente. Basta arrastar o nome da pessoa no painel Rostos para algum espaço vazio do painel lateral esquerdo. O iPhoto vai criar um álbum inteligente com todas as fotos que a pessoa estiver marcada.

Para criar um álbum com duas ou mais pessoas, selecione-as com a tecla Command pressionada e arraste-os para o painel lateral. Caso você queira modificar alguma condição de seu novo álbum inteligente, de um clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em Editar Álbum Inteligente.

6. Localizar rostos Sem Nome
Quer ver rapidamente quem foi que você esquecer de marcar? O álbum inteligente pode fazer isso para você também. Para criar um álbum que mostra todos os rostos da sua fototeca que ainda faltam ser nomeados, defina a condição por “Rosto É sem nome”. Assim que você for nomeando as pessoas deste álbum, as fotos vão desaparecendo.

7. Ocultando pessoas
Se você não quiser ver determinada pessoa nas suas fotos, é fácil tirá-la de vista. Arraste o nome da pessoa no painel de Rostos para o painel da Fototeca. Abra o novo álbum criado automaticamente e, em seguida, vá em Editar -> Selecionar tudo para selecionar todas as imagens. Clique no botão Ocultar na barra inferior do iPhoto e todas as imagens que contenham a pessoa serão ocultas.

Se sentir saudade da pessoa oculta, você pode fazer com que a pessoa reapareça nas fotos clicando em Visualizar -> Fotos ocultas.

*Colaborou Derick Sotry, do Lydia.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail