Home > Notícias

Sete em cada dez buscas são realizadas com ajuda do Google

Google captura participação em buscas em ritmo recorde e sistema da Microsoft perde mercado pelo 19º mês consecutivo, aponta pesquisa.

IDG News Service/Taipé

13/08/2008 às 10h12

Foto:

O Google somou 70,77% de todas as consultas em ferramentas de buscas online nos Estados Unidos por quatro semanas, finalizadas em 26 de julho, anunciou a Hitwise na terça-feira (12/08).

Os números demonstram o décimo recorde consecutivo do Google na contagem de participação mensal em buscas, e mostra uma forte melhoria sobre os 64,35% registrados pelo serviço em julho do ano passado e os 63,06% em janeiro de 2007.

Leia também:
> Powerset, o buscador comprado pela MS
> Após e-mail, busca é maior atividade na web
> Conheça a nova geração de serviços de buscas

O Live Search, da Microsoft, ao contrário, tem tido o pior desempenho nos últimos 19 meses. O sistema representava apenas 5,36% de todasas requisições de busca na internet dos EUA em junho, caindo dos 8,79% registrados um ano antes e quase cortando pela metade os 10,35% alcançados em janeiro de 2007.

O declínio na participação em buscas nos EUA pode ser uma das razões que motivou a Microsoft a adquirir o sistema de buscas do Yahoo.
++++
O Live Search tem observado um decínio constante desde fevereiro, aproximadamente ao mesmo tempo em que anunciou a oferta de 44,6 bilhões de dólares para comprar o Yahoo. A maior fabricante mundial de software abandonou sua oferta original meses depois após não chegar a um consenso com o Yahoo.

A ferramenta de busca do Yahoo ficou um pouco melhor que o Live Search, mas a pesquisa da Hitwise também mostra uma queda precipitada para o Yahoo.

A busca da companhia tomou 18,65% das buscas em julho, contra os 22,13% de um ano atrás. O Yahoo atingiu 21,40% de mercado nas buscas nos EUA em janeiro de 2007.

A Ask.com foi a única outra ferramenta de busca que apresentou números em crescimento. O site representou 3,53% das buscas em julho, em relação aos 3,21% do ano passado.

As demais 47 ferramentas de pesquisa contabilizadas pela Hitwise representaram 1,69% de participação,.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail