Home > Dicas

Sete em cada dez empresas planejam migrar para o Windows 7

Levantamento feito com 285 profissionais de TI nos EUA procurou medir atitudes e intenções em relação ao sistema operacional.

IDG News Service

09/03/2010 às 19h26

windows_7_satisf_150.jpg
Foto:

windows_7_satisf_150.jpgO chefe de infraestrutura da Pella Corp., Jim Thomas, afirma que sua equipe de TI começou a fase de testes do Windows 7 em 2009, como caminho para atualizar o Windows XP. Em outubro, dois meses depois do lançamento do sistema operacional, a fabricante japonesa de janelas já tinha 225 clientes ativos e o feedback da equipe de TI e dos usuários foi positivo em geral.

Pella está pronta para dar um passo a frente, afirma Thomas. “Teremos 50% dos nossos usuários – 2.500 máquinas – com o Windows 7 em 2010.” Até o final do ano, ele espera ter 90% da empresa utilizando o novo sistema operacional.

Desta vez, de acordo com as organizações de TI, parece que a Microsoft finalmente acertou. E bem na hora. Cerca de 80% das organizações de TI não adotaram o Windows Vista, segundo o Gartner. Ao invés disso, a grande maioria das empresas manteve o Windows XP, um sistema desatualizado com oito anos e meio de idade.

Computerworld (EUA) entrevistou 285 profissionais de TI para medir suas atitudes e intenções em relação ao Windows 7. Em geral, 72% afirmaram que planejam migrar para o Windows 7, dos quais 70% disseram que vão integrar o sistema em um ano ou já estão instalando.

O motivo principal para atualizar: para se livrar da antiga plataforma Windows XP. No entanto, quase 40% dos entrevistados disseram que vão ficar com o Windows XP até o fim do suporte – abril de 2014 – antes de instalar o Windows 7 em todas as máquinas voltadas ao Windows.

Qual versão do Windows está sendo utilizada nas operações de TI?

  • Windows XP - 93%
  • Windows Vista - 35%
  • Windows 2000 - 15%
  • Windows 98 - 3%
  • Windows 95 - 2%

Fonte: Computerworld/EUA (205 entrevistados)

Mas os que querem esperar estão em menor número. “Estamos prontos para seguir”, afirma o diretor de um escritório da consultoria Milliman, Paul Shane. Ele evitou o Vista, dizendo que o sistema era inicialmente problemático e com falhas, e continua sofrendo de baixo desempenho. Mas ele espera ter a maioria dos seus  150 desktops e laptops será atualizada para o Windows 7 até o final do ano. Decepcionado com o Vista, Shane considerou brevemente a plataformas Mac OS X. Agora, ele diz, “deixamos essas de lado”.

>> Para saber mais sobre o levantamento, leia reportagem completa na Computerworld.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail