Home > Dicas

Sete maneiras de fazer uma captura de tela no Windows

Explicamos como fazer uma captura de tela no seu computador, seja ele equipado com Windows 7, 8 ou 10

Marie Black, da Tech Advisor (Reino Unido)

30/03/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

Capturar a tela do seu computador pode ser muito útil em determinadas situações. Talvez você queira guardar uma cópia de uma transação online, pegar uma imagem para compartilhar com um amigo ou ajudar o suporte técnico a resolver remotamente um problema com seu laptop ou PC.

Nós descrevemos sete maneiras fáceis de fazer uma captura de tela no Windows 10, muitas das quais também funcionam no Windows 7 e no Windows 8.

Print Screen

Pressionar a tecla Print Screen é a maneira mais rápida e fácil de tirar uma captura de tela, mas é certamente a maneira menos conveniente. Como a captura de tela não é salva automaticamente, mas somente armazenada na área de transferência do sistema, ela deve ser colada em um programa gráfico ou processador de texto depois de ter sido capturada.

O sistema lembra apenas de uma foto, logo, se você não fixá-la imediatamente e pressionar a tela Print Screen, isso vai substituí-la por uma nova. Isso não será útil quando você precisar tirar uma série de imagens. Como alternativa, o sistema pode ser estendido com aplicativos como o Clipboard Master.

Alt + Print Screen

Esta solução funciona exatamente como pressionar o botão Print Screen, mas salva apenas a janela ativa. Portanto, se você tiver várias pastas abertas em sua área de trabalho, pressionar as teclas Alt e Print Screen ao mesmo tempo permitirá que você salve a imagem sem a área de fundo.

Windows + Print Screen

A próxima combinação de teclas é o Windows + Print Screen. A tela deve escurecer por um momento quando você usá-lo. As capturas (formato .png) estão localizadas na pasta Imagens, onde (as imagens) são salvas por padrão. Essa pasta é criada automaticamente quando você usa uma combinação de teclas pela primeira vez.

Windows + H

Se você quiser fazer uma captura de tela inteira e compartilhá-la em um serviço online, como e-mail ou mídia social, pressione as teclas Windows e H ao mesmo tempo. No lado direito, você verá uma seleção de locais para os quais você pode enviar a imagem criada. Claro, o que aparece aqui dependerá de quais aplicativos você instalou em sua máquina.

Ferramenta de Captura

O Windows 10 também tem uma captura de tela integrada. Originalmente, era chamado de ferramenta de recorte e é encontrado em acessórios do sistema. Ao iniciá-lo, você pode selecionar a área que deseja capturar – a janela ativa, a tela inteira, o retângulo ou o formato de sua escolha. A captura de tela pode ser salva na bandeja do sistema ou em um local de sua escolha. Os formatos de gravação disponíveis são .png, .html, .jpeg e .gif.

Windows + botão mute

Nos dispositivos móveis do Windows 10, as capturas de tela são feitas exatamente como em smartphones e tablets com outros sistemas operacionais. Mantenha pressionada a tecla de logotipo do Windows enquanto pressiona o botão mudo. O mesmo acontece se você pressionar as teclas Windows + Print Screen no seu computador ou laptop – a tela diminui por um momento e a captura de tela criada é salva na pasta de imagem padrão.

Aplicações de terceiros

A última solução é usar um dos inúmeros aplicativos de terceiros para criar capturas de tela. Estes podem ser aplicativos dedicados, como o Screenshot Captor ou o SnapDraw, ou extensões de navegador, como Fireshot e Nimbus. Há tantos por aí – e a maioria deles são gratuitos – que você pode experimentar e escolher o que for melhor para você.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail