Home > Dicas

Sete maneiras para liberar espaço no seu Mac

Com a quantidade de dados sempre aumentando, o espaço livre em disco se torna algo cada vez mais raro; veja alternativas para desafogar o computador

Macworld / EUA

21/03/2012 às 19h35

Foto:

Por muito tempo, grande parte dos usuários possuiu muito mais espaço do que necessitava. Mas os discos rígidos (HDs) ganharam cada vez mais capacidade e os preços foram caindo consideravelmente, e não é uma surpresa ver que seu disco está ficando cheio, principalmente com o o acesso a conexões de Internet cada vez mais rápidas e a popularização de arquivos de mídia como filmes, fotos e músicas. 

Nos padrões atuais, fica fácil preencher rapidamente um SSD de 64G, ou até mesmo de 128GB, de um MacBook Air. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na hora de liberar um pouco de espaço nos seus discos. 

1. Limpe seus downloads
Toda vez em que você abre uma foto ou mesmo um PDF no app de mensagens Mail, da Apple, o arquivo é salvo em uma pasta do aplicativo chamada Mail Downloads. Se você recebe muitos anexos com frequências, algumas centenas de megabytes podem se formar. Felizmente, é muito fácil localizar a pasta e esvaziá-la. No Finder, escolha Ir> Ir Para e copie o caminho ~/Library/Mail Downloads; selecione todos os itens e mova-os para o Lixo. Aproveitando que passou por aqui, dê uma olhada na pasta de Downloads do sistema, e apague arquivos desnecessários. 

 2. Apague versões de vídeos do iTunes

Quando você compra uma versão em alta definição (HD) de um filme ou programa de TV na iTunes Store, o player baixa duas versões do título: uma em resolução HD e uma outra em definição padrão, esta última utilizada para executar o vídeo em dispositivos que não possuem suporte para arquivos em alta resolução. Ou seja, de 6GB de um filme de HD, em média, cerca de 2 GB são apenas para a versão com qualidade padrão. 

Se você raramente utiliza as duas versões do vídeo, esta é uma chance de reduzir consideravelmente o tamanho da sua biblioteca do iTunes, removendo uma das duas do material. Para programas de TV, clique em seu botão correspondente na lista do iTunes e procure pelos episódios que possuem o ícone HD/SD à direita do título. Selecione o episódio, vá em Arquivo> Mostrar no Finder (ou aperte Command+shift+R) e apague a versão indesejada. O mesmo funciona para Filmes, porém é preciso lembrar que, por motivos de licença, longas da Fox e da Universal não podem ser baixados novamente, ou seja, apagar uma versão do filme fará com que ela seja perdida, a não ser que você faça um backup antes. 

3. Use o iTunes Match
Com ajuda da Apple, é possível utilizar o serviço do iTunes Match (já disponível no Brasil) para economizar espaço no HD e armazenar suas músicas na nuvem, com a possibilidade de fazer streaming das faixas para o Mac, assim como dispositivos iOS configurados com a mesma conta - o serviço é pago e custa 25 dólares por ano. Depois de utilizar o iTunes Match na sua biblioteca de músicas, é possível apagar as cópias locais das músicas - apesar de ser uma boa ideia fazer um backup em algum lugar. Se não, arraste o conteúdo para o Lixo. 

espacomac01.png

Apague a versões desnecessárias de um filme e economize espaço

4. Dropbox
O serviço de armazenamento dá 2GB de espaço gratuito para que os usuários sincronizem seus documentos e dados entre máquinas. Se você não precisa sincronizar todos esses dados do computador, provavelmente você está desperdiçando espaço e, potencialmente, vida útil de bateria, fazendo sincronizações desnecessárias ao utilizar um laptop fora de casa, por exemplo. 

Para impedir que arquivos em particular sincronizem com o computador, clique no ícone do Dropbox na barra de menu e vá em Preferences. Lá, escolha Advanced (Avançado) > Change Settings (Alterar Configurações) > Selective Sync (Sincronização Selecionada) para exibir uma visualização em coluna dos conteúdos da pasta do Drobox. Desabilite uma pasta inteira ou abra o local para desabilitar conteúdos específicos que estejam armazenados ali; para finalizar, clique em Update, confirmando logo em seguida que as pastas que foram tiradas da seleção não serão mais sincronizadas. 

5. Remova velharias do iOS
Ao sincronizar o iPhone, iPad ou iPod Touch com o Mac, o iTunes mantém backups antigos e atualizações do sistema operacional que podem ocupar muito espaço. Para encontrar esses arquivos, abra o player da Apple, vá em iTunes > Preferências e vá em Dispositivos. Há uma lista de diversos backups dos seus aparelhos, juntamente com a data de cada cópia, porém, se a versão mais recente não apresenta problemas, é seguro apagar os backups antigos.

Para fazer isso, clique no botão Apagar Backup e, depois, confirme na janela de diálogo. Essa pode ser uma atitude importante já que um backup local do iPhone 4S, por exemplo, pode ocupar mais de 4GB em disco. Para deletar as atualizações de software, o caminho é mais tortuoso: no Finder, vá em Ir> Ir para Pasta e cole o caminho ~/Library/iTunes/. Procure por pastas chamadas iPhone Software Updates (ou iPad, iPod, dependendo do aparelho) e apague tudo o que estiver ali dentro. Muitos gigabytes podem ser ganhos dessa forma. 

6. Encontre dados que não são necessários
Entre os maiores desperdícios de disco estão arquivo e pastas que foram esquecidos e que geralmente você nem faz ideia que existam. Existem utilitários que permitem ajudar na hora de eleger candidatos à lixeira como o WhatSize (15 dólares na Mac App Store). 

Com essa ferramenta, é possível exibir arquivos e pastas organizados por tamanho, e em outras diversas maneiras, facilitando na hora de encontrar os maiores comilões de disco. Depois disso, o usuário pode decidir quais pastas deseja remover, incluindo bibliotecas do iPhoto, GarageBand, entre outros. 

É claro que  é preciso tomar cuidado com que pastas estão sendo removidas - apagar os arquivos errados pode deixar  aplicações ou mesmo o próprio sistema se comportando de forma incorreta, logo é preciso tomar cuidado ao utilizar ferramentas do app como a posibilidade de “encolher” aplicativos ao remover linguagens e códigos desnecessários. 

espacomac02.png
Veja quem está monopolizando seu espaço em disco e libere alguns gigabytes

 

7. Armazene arquivos em rede
Uma das melhores maneiras de liberar espaço no seu computador é guardar arquivos desnecessários em dispositivos em rede, chamados NAS (sigla para armazenamento anexo em rede, em tradução livre), que geralmente são conectados à rede através de cabos ethernet, USB ou Wi-Fi. 

Que tipo de dados podem ser colocados nesses aparelhos? A biblioteca do iTunes é um bom começo, já que ela ocupa muito espaço, ou mesmo descarregar pastas de conteúdos desnecessários como projetos do iMovie, pastas muitos grandes e outros documentos. 

E aí, o que achou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail