Home > Notícias

Sete milhões de internautas brasileiros compram pela internet

Hábito de fazer compras na internet faz parte de 3,7% da população e representou 0,38% do PIB nacional em 2007, revela estudo.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

10/09/2008 às 13h21

Foto:

O hábito de fazer compras na internet já faz parte do dia-a-dia de 7 milhões de brasileiros, ou 3,7% da população, revela um estudo divulgado pela Visa nesta quarta-feira (10/09).

Em 2007, as vendas online no Brasil alcançaram a marca de 4,89 bilhões de dólares, um crescimento de 116% em comparação ao ano de 2006, e um recorde em e-commerce da região América Latina e Caribe, mostra o estudo elaborado pela AmericaEconomia Intelligence.

Crescimento econômico, avanços na tecnologia e aumento da penetração de cartões de crédito estão entre os fatores que colaboram para o crescimento do comércio eletrônico no País. Segundo a Visa, atualmente mais de 65% das compras online do Brasil são realizadas com cartões de crédito.

Em 2007, a América Latina chegou a 26,2 pontos no índice “e-Readiness B2C”, que compara a capacidade das economias da região para desenvolver a demanda por comércio eletrônico, enquanto que o Brasil chegou a 42,5 pontos, especialmente por conta do nível de bancarização e pela penetração de cartões de crédito no país - hoje em 46% da população.

No Brasil, a cifra de 3,7% é suficiente para colocar o País em primeiro lugar entre os que mais compram pela internet em toda a América Latina, com 45% das compras via internet no período - a média da região é de 12%.

O estudo ainda mostra que o e-commerce no Brasil representa 0,38% do PIB nacional, acima da média da região de 0,32%, mas ainda distante de economias mais avançadas como os Estados Unidos, onde a penetração alcança 1%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail