Home > Notícias

Setor de serviços deve crescer 13,5 este ano no Brasil, diz IT Data

Faturamento do setor foi de R$ 19 bilhões em 2007, uma alta de 13,8% em relação ao ano anterior, puxada principalmente por outsourcing.

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

26/03/2008 às 11h27

Foto:

O mercado brasileiro de serviços de tecnologia cresceu 13,86% em 2007, faturando 19 bilhões de reais, e deve repetir o resultado, crescendo 13,51% em 2008 e chegando a uma receita de 21,5 bilhões de reais, segundo projeção da consultoria IT Data.

Os serviços de outsourcing, que incluem gerenciamento de aplicações, hospedagem e terceirização de impressão, de áreas funcionais completas e de desktops, devem ser os grandes responsáveis pelo crescimento, de acordo com a consultoria.

“A maior parte das categorias de serviços de outsourcing cresce a uma média de 25% a 30%, bem acima da taxa do mercado como um todo”, aponta o analista Álvaro Leal, responsável pelo estudo.

Uma das tendências identificadas pela consultoria é o aumento de prestadores de serviço de menor porte no mercado.

“A expectativa era de que o mercado fosse se consolidar, mas o que estamos vendo é um aumento de novas empresas se profissionalizando para competir com grandes”, relata o analista.

“É uma ameaça para os grandes players, como IBM, Accenture, Unisys e EDS, que, apesar de continuarem crescendo, já estão tendo sua participação impactada pelos pequenos”, comenta Leal.
++++
De acordo com a IT Data, os serviços de desenvolvimento customizado e integração tiveram desempenho superior ao esperado, mantendo taxas de crescimento similares às de 2006.

“A economia neste ano permitiu às empresas usuárias investir em melhorias de infra-estrutura física e lógica e em inovação”, avalia a consultoria. “Em 2008, no entanto, serviços mais tradicionais devem continuar perdendo receita para o outsourcing”, diz o relatório divulgado à imprensa.

Outra tendência identificada pela consultoria em 2007 foi a migração de receitas de consultoria em TI para projetos de consultoria em redes e convergência.

Os serviços de suporte a hardware, software e capacitação registraram crescimento médio de 10%, inferior à média do mercado, e a projeção para os próximos anos é de contínua desaceleração.

Na categoria outsourcing, que está em alta, o destaque foi para os serviços de gerenciamento de aplicações e outsourcing de impressão.

“Cada vez mais os CIOs buscarão tornar a estrutura interna de TI mais enxuta, delegando áreas e processos custosos à empresas com maior expertise e escala”, diz o relatório.

Na prática, isso se reflete em redução dos datacenters internos e na transferência da responsabilidade sobre ativos de TI para terceiros, segundo a IT Data.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail