Home > Notícias

Setor de TI surpreende e projeta expansão para 2010 no Brasil

Expectativa para o ano passado era pequena, mas mercado comemora desempenho. Para este ano, 82% esperam aumento em vendas.

Redação do IDG Now!

12/01/2010 às 14h39

Foto:

O setor de TI superou as expectativas projetadas para 2009 no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Marco Consultoria. O estudo aponta que 90% das revendas em varejo ou atacado cresceram ao longo do ano. A expectativa inicial do setor,  no entanto, era baixa – apenas 41% acreditavam em crescimento durante 2009.

A pesquisa também foi realizada em Argentina, Chile e México. O resultado foi diferente em cada país. No México, o crescimento foi registrado em 29% dos casos, enquanto Argentina e Chile ficaram com 45% e 56% respectivamente.

Para o ano que começa, o Brasil mostra bastante otimismo em relação às vendas. Dos entrevistados, 82% esperam algum tipo de expansão em 2010.

Nos outros países o otimismo oscila. O Chile, com 95%, tem o mercado mais esperançoso em relação a 2010, enquanto a Argentina aparece com 52%. Já o México não está muito confiante no ano: 25% acreditam em elevação nas vendas.

O mercado de TI no Brasil também listou os principais produtos que devem ter boas vendas em 2010. Dos 102 canais consultados, 45 esperam um crescimento na comercialização de notebooks, enquanto 29 avaliam que smartphones devem cair no gosto popular. Telefones celulares e netbooks aparecem com 21 e 5, respectivamente.

No Chile e no México o notebook também aparece como principal produto, enquanto na Argentina o mercado espera vender mais telefones celulares ao longo de 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail