Seu PC não está reconhecendo um cartão SD?

Problema pode estar no drive de leitura de cartões, no próprio cartão de memória. Ou em ambos.

Foto:
https://pcworld.com.br/seu-pc-nao-esta-reconhecendo-um-cartao-sd/
Clique para copiar

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

cartaosd_150.jpgUma leitora possui um Nintendo DSi e usa o Acekard, com cartão SD, para fazer a comunicação do console com o PC. No entanto, há alguns dias, ao tentar fazer essa conexão, recebeu uma mensagem de erro do Windows informando que o computador não foi capaz de reconhecer a unidade referente ao cartão  de memória.

As causas do problema podem ser duas: a unidade de leitura de cartões do PC ou o próprio cartão de memória. Na pior situação, o problema pode estar em ambos.

Remover um dispositivo de armazenamento portátil como pendrive ou leitor de cartões sem desligá-lo corretamente (clicando com o botão direito sobre o ícone do drive e selecionando Remover hardware com segurança), pode fazer com que o sistema 'congele' a unidade, impedindo o acesso aos dados.

Leia também: 
>> Como remover dispositivos USB do PC com segurança
>> Como, quando e porque atualizar o firmware do seu eletrônico ou PC
>> Dê boot a partir do pendrive e leve os aplicativos no bolso
>> Que fazer com um drive USB que não funciona por falta de energia
>> Identifique e resolva problemas em portas USB

Um procedimento que vale a pena tentar é desativar a unidade do computador que não está funcionando (suponhamos que seja H:) e depois inserir novamente o cartão SD para ver se o reconhecimento da unidade volta ao normal.

Para isso, clique em H:, que aparece na árvore do painel Pastas do Windows Explorer, com o botão direito e selecione Desconectar-se. Isto fará com que o a unidade de disco desapareça como opção.

Insira novamente o cartão SD e veja se o reconhecimento voltou a acontecer normalmente. Em caso negativo, insira ou outro cartão de memória para ver se o leitor é capaz de reconhecê-lo. Se sim, o dispositivo está funcionando corretamente; caso contrário, é provável que haja um problema de hardware.

Para verificar o estado de "saúde" do cartão de memória, peça a um amigo que tente acessá-lo em outro computador. Se funcionar, o problema está mesmo com o drive de leitura do seu PC; substitua a unidade assim que possível. Se o cartão não puder ser acessado neste outro computador, é bem provável que ele esteja arruinado e você tenha de comprar outro.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site