Home > Dicas

Seu PC não está reconhecendo um cartão SD?

Problema pode estar no drive de leitura de cartões, no próprio cartão de memória. Ou em ambos.

Fernando Petracioli, da PC World

02/07/2009 às 17h05

CartaoSD_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

cartaosd_150.jpgUma leitora possui um Nintendo DSi e usa o Acekard, com cartão SD, para fazer a comunicação do console com o PC. No entanto, há alguns dias, ao tentar fazer essa conexão, recebeu uma mensagem de erro do Windows informando que o computador não foi capaz de reconhecer a unidade referente ao cartão  de memória.

As causas do problema podem ser duas: a unidade de leitura de cartões do PC ou o próprio cartão de memória. Na pior situação, o problema pode estar em ambos.

Remover um dispositivo de armazenamento portátil como pendrive ou leitor de cartões sem desligá-lo corretamente (clicando com o botão direito sobre o ícone do drive e selecionando Remover hardware com segurança), pode fazer com que o sistema 'congele' a unidade, impedindo o acesso aos dados.

Leia também: 
>> Como remover dispositivos USB do PC com segurança
>> Como, quando e porque atualizar o firmware do seu eletrônico ou PC
>> Dê boot a partir do pendrive e leve os aplicativos no bolso
>> Que fazer com um drive USB que não funciona por falta de energia
>> Identifique e resolva problemas em portas USB

Um procedimento que vale a pena tentar é desativar a unidade do computador que não está funcionando (suponhamos que seja H:) e depois inserir novamente o cartão SD para ver se o reconhecimento da unidade volta ao normal.

Para isso, clique em H:, que aparece na árvore do painel Pastas do Windows Explorer, com o botão direito e selecione Desconectar-se. Isto fará com que o a unidade de disco desapareça como opção.

Insira novamente o cartão SD e veja se o reconhecimento voltou a acontecer normalmente. Em caso negativo, insira ou outro cartão de memória para ver se o leitor é capaz de reconhecê-lo. Se sim, o dispositivo está funcionando corretamente; caso contrário, é provável que haja um problema de hardware.

Para verificar o estado de "saúde" do cartão de memória, peça a um amigo que tente acessá-lo em outro computador. Se funcionar, o problema está mesmo com o drive de leitura do seu PC; substitua a unidade assim que possível. Se o cartão não puder ser acessado neste outro computador, é bem provável que ele esteja arruinado e você tenha de comprar outro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail