Home > Notícias

Sharp cria tela 3D para portáteis

Novo painel LCD pode exibir imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais em celulares e gadgets.

IDG News Service

02/04/2010 às 11h07

Foto:

A Sharp vai lançar um painel LCD para dispositivos móveis este ano, que pode mostrar imagens no formato 3D sem que o telespectador tenha de usar óculos especiais.

Para obter o efeito em três dimensões, o usuário deve manter a tela a de cerca de 30 centímetros de distância - aproximadamente a mesma distância na qual segura um telefone celular ou uma câmera digital. Se acertar o ângulo, a pessoa vai ver uma imagem que parece ter profundidade, mas na distância errada, ela verá uma imagem borrada, difícil de decifrar.

sharp_3d_400.jpg

A visualização pode ser alternada entre os modos 3D e 2D convencional. Isso é feito com uma camada comutável dentro da tela, que divide a luz e direciona o olhar para a direita ou para a esquerda quando energizada.

Durante as demonstrações, nesta sexta-feira (2/3) a empresa exibiu animações e imagens nas telas - a animação parecia melhor do que as imagens, que ficarem borradas em algumas partes.

Talvez a demonstração mais impressionante tenha sido a de uma tela ligada a uma câmera experimental 3D. A câmera capturou a imagem de uma modelo empurrando os braços para dentro e para fora da lente e a tela 3D forneceu uma reprodução relativamente realista da cena.

sharp_3d_400_modelo.jpg

O painel é o produto de pouco menos de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento em 3D pela Sharp. A empresa vem tentando comercializar estes displays desde 2001, mas não conseguia ganhar a aceitação. Agora, a Sharp acredita que o tempo e a tecnologia estão no ponto certo.

A nova tela sensível ao toque de 3,4 polegadas na diagonal é duas vezes mais brilhante que o modelo criado em 2001, e tem uma resolução quatro vezes melhor, informa a fabricante. "Veremos uma mudança para aplicações 3D em terminais móveis", disse o gerente geral de negócios da Sharp LCD, Yoshisuke Hasegawa, em uma entrevista coletiva em Tóquio, no Japão.

A Sharp pretende iniciar a produção em massa da tela 3D em algum momento nos próximos seis meses, disse Hasegawa. O executivo espera que o componente seja usado em todos os tipos de produtos eletrônicos portáteis, incluindo câmeras, smartphones e dispositivos de jogos portáteis.

A empresa já fornece telas LCD à Nintendo para uso em seu console portátil DS, o que cria uma expectativa d que a tela anunciada hoje faça parte do próximo Nintendo 3DS. O 3DS, anunciou no mês passado, é uma atualização do DS com uma tela em 3D e está previsto para os próximos 12 meses. A Sharp não comentou sobre um possível acordo com a Nintendo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail