Home > Notícias

Silverlight da Microsoft terá suporte para streaming de vídeo HD Flash

Nova versão do Silverlight e terá suporte para H.264, que segundo a empresa, se tornará a próxima geração de codec.

Computerworld/EUA

10/09/2008 às 13h16

Foto:

Microsoft afirmou, na terça-feira (09/09), que a próxima versão do Silverlight media player irá executar vídeos aos vivo em alta definição convertidos para o player Flash da rival Adobe Systems.

Usuários do Silverlight 3 poderão ouvir streaming de músicas codificados no mesmo formato utilizado pelo iTunes. Também haverá suporte para a compressão de vídeos H.264 baseados no formato padrão MPEG-4 e não será necessário melhorar a visualização do vídeo no Silverlight.

Não haverá suporte para o Advanced Audio Coding (AAC), codec que permite ao Silverlight executar músicas armazenadas no iTunes, em parte devido a restrições da Apple, disse Steven Sklepowich, gerente do grupo de produtos da Silverlight Media.

O Silverlight 3 será lançado provavelmente no primeiro trimestre do ano que vem, para executar uma variedade muito mais ampla de vídeos HD streaming e músicas de alta definição online esperados pelos broadcasters.

Silverlight é um navegador que permite aos usuários assistir e ouvir streaming multimedia. Diferentemente do Microsoft Windows Media Player, que é usado na maioria das vezes para executar mídias que já foram baixadas da internet.

Quando a Microsoft lançou o primeiro Silverlight, para competir com o Flash, era requerida a conversão de vídeo no codec VC-1, padrão para HD DVDs e discos Blue-ray, baseados no formato do Windows Media.

O VC-1 oferece verdadeira qualidade de DVD dos streaming de vídeos que possuem qualidade maior do que os vídeos em Flash em sites como o YouTube, onde a maioria dos vídeos são convertidos no codec H.263. Assim, os arquivos são produzidos para navegadores, com cache de arquivos .flv. A Adobe atualizou o Flash 9 para executar arquivos de vídeo HD H.264, que são armazenados temporariamente como arquivos .f4v e .flv, diferentes dos .swf, que podem ser baixados e executados offline pelo Flash. (O Silverlight hoje pode executar vídeos no formato de arquivo .asf).

O Silverlight 3 não será capaz de executar os conteúdos .flv ou o .swf, disse Sklepowich. Mas poderá produzir conteúdos .f4v, baseados no H.264.

A Microsoft resistiu a tornar o Silverlight mais compatível com o player da Adobe. A Adobe disse que no ano passado, 70% dos vídeos do web foram produzidos pelo formato Flash (.flv).

A Microsoft foi motivada para suportar o H.264, porque ele irá se tornar “a próxima geração padrão”, disse Sklepowich.

Adicionando o suporte H.264, o trabalho dos broadcasters será reduzido na hora de reconverter seus vídeos em VC-1 para o suporte do Silverlight.

A Microsoft planeja demonstrar o Silverlight 3 na IBC - International Broadcasting Conference de 2008, em Amsterdam, no final desta semana, de acordo com Scott Guthrie, vice-presidente corporativo da Microsoft Developer Division.

Um outro alerta é que o Silverlight somente será capaz de visualizar formatos .f4v se ele estiver em servidores de web que utilizem o padrão http:protocol, disse Sklepowich.

A nova versão do Silverlight permitirá que usuários ouçam streaming de músicas em formatos AAC, em adição ao seu existente suporte streaming para MP3 e Windows Media Áudio (WMA). O WMA é o formato mais popular de streaming atualmente.

O Silverlight 3 não será capaz de executar músicas armazenadas, disse Sklepowich, em partes, porque a Apple acrescentou seu próprio DRM (digital rights-management) chamado Fairplay para prevenir que programas que não sejam do iTunes sejam executados e também, porque o Silverlight é destinado somente ao conteúdo streaming.

Entretanto, um crescente número de broadcasters está usando o AAC para streaming de músicas completamente pela web, que o Silverlight será capaz de executar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail