Home > Dicas

Sincronize dados de Macs e iPhones com o Google

Mantenha seus contatos e calendários atualizados em vários softwares e dispositivos gratuitamente

Macworld/EUA

03/03/2010 às 14h29

Foto:

Se você tem dois ou mais Macs, ou um iPhone e um iPod touch, sem dúvida vai gostar da ideia de manter seus contatos e calendários em todos os lugares de modo sincronizado. A Apple oferece o serviço MobileMe (cotado a 99 dólares para uso individual e 149 dólares para até cinco usuários) que sincroniza quase que instantaneamente suas informações.

Mas e se você não quiser pagar pelo serviço, ou simplesmente usar o Google Agenda e Google Contatos (ambos disponíveis para qualquer usuário com uma conta do Gmail)? O Google permite que você conecte seu iPhone ou iPod touch com uma conta do Gmail usando o Exchange ActiveSync, que atualiza as informações de contatos e calendários sem fio, assim como o MobileMe faz.

Da mesma forma, o Snow Leopard inclui suporte para servidores Exchange 2007 nos programas Mail, Address Book e iCal. O Microsoft Entourage também suporta contas do Exchange. Portanto, na teoria, podemos armazenar todos os dados do calendário e dos contatos gratuitamente na nuvem do Google e acessá-los a partir de qualquer dispositivo configurado para receber os dados automaticamente.

Infelizmente, esse funcionamento não é tão simples. Enquanto o iPhone e iPod touch são sincronizados por meio dos servidores Exchange, o mesmo não acontece com os softwares Address Book e iCal. A sincronização não é instantânea, ou automática, mas ao menos seus dados estarão sincronizados independentemente do programa que você utilizar.

Preparação
Antes de iniciar a configuração, salve todas as informações de seus contatos e da agenda para serem recuperados, caso algo seja feito de errado. Para fazer o backup, abra o Address Book, clique em File, Export, e Address Book Archive. Digite um nome,  escolha a localização para exportar os dados e clique em Save. No caso do iCal, o processo é parecido. Com o aplicativo aberto, clique em File, Export, e iCal Archive. Insira um nome, escolha o destino para exportar os dados e clique em Save.

Para fazer o backup dos seus contatos e calendários do Entourage, abra o programa, clique em File, Export, selecione Items To An Entourage Archive e, em seguida, All Items. Ainda no espaço Archive The Following Items Types, selecione as opções Local Contacts e Local Calendar Events (você pode desmarcar outros itens marcados).

Mude para No a opção Keep The Items In Entourage After They Are Archived e clique na seta para a direita. Digite um nome, escolha o destino para exportar os dados e clique em Save. Se você usa um iPhone ou iPod touch, conecte-o ao seu Mac por um cabo USB e sincronize-o antes de continuar.

Finalmente, se você for um usuário do MobileMe, sugerimos desativar a sincronização de contatos e calendário para facilitar o processo de configuração. Abra o painel do MobileMe, nas Preferências do Sistema, clique na guia Sync, e desmarque a opção Contacts, Calendars, or both.

No iPhone ou iPod touch, vá para Settings, Mail, Contacts, Calendars, toque em MobileMe Account, e desative Contacts, Calendars, or both. Quando você fizer isso, o iPhone perguntará se deseja manter ou apagar os contatos existentes. A opção mais segura é escolher Keep On My iPhone. No entanto, essa opção pode gerar dados duplicados. Se você tiver certeza de que os dados estão salvos e seguros em seu Mac, exclua as informações do iPhone.

Sincronize o Address Book
Para sincronizar o Address Book com a lista de endereços do Google Contatos, abra esse menu, vá para o menu Address Book, Preferences, clique em Accounts, selecione On My Mac, na lista Accounts, no canto esquerdo, e clique na guia Account Information. Selecione a opção Synchronize With Google e, em seguida, clique em Configure.

Se você estiver configurando a sincronização com o Google pela primeira vez, um alerta irá aparecer explicando o processo de sincronização. Leia-o e clique em Agree. Na próxima caixa de diálogo que aparece, insira seu endereço do Gmail no campo Google Account e depois sua senha, no campo Password. Clique em Ok. Você deve receber um alerta informando que o Address Book não é capaz de verificar e identificar o servidor. Clique em Continue. 

146798-google-sync-ical-settings_original.jpg

Para sincronizar o Address Book com o Google, escolha Synchronize with Google e insira suas informações

Verifique se o menu de sincronização (um ícone com duas setas dentro de um círculo) aparece na barra de menus do Mac. Se não, abra o painel do MobileMe, em Preferências do Sistema, clique na guia Sync e selecione a opção Show Status In Menu Bar. Clique em Sync Now, no menu Sync. Durante a sincronização inicial, se a janela Conflict resolver aparecer, clique em Review Now, decida qual versão de cada contado usar e então clique novamente em Sync Now. Depois da primeira sincronização, o OS X deve fazer a atualização com o servidor uma vez a cada hora, ou então manualmente pelo comando Sync Now.

Sincronize o iCal

Para sincronizar o iCal com o Google Calendário, abra o programa, escolha iCal, Preferences, clique em Accounts, e pressione símbolo de soma (+). Escolha Google no menu Account Type e insira seu e-mail completo (incluindo o @gmail.com ou domínio personalizado) no campo Email Address. Digite sua senha no campo Passworld e clique em Create. Será exibido um alerta dizendo que o iCal não pode verificar e identificar o servidor. Clique em Continue. O seu primeiro calendário do Google vai aparecer no iCal. Para sincronizar com calendários adicionais do Google, clique na aba Delegation na janela Preferences e selecione a opção Show para um ou mais calendários. 

146798-google-sync-ical-account_386.jpg

A versão do iCal do Snow Leopard permite configurar a conta do Google diretamente do aplicativo

Note que esse procedimento sincroniza todos os calendários existentes do Google com o iCal, mas não o inverso. Para mover o registro de dados do iCal para o Google Calendário, encontre um de seus calendários do Google no canto esquerdo da tela, clique no botão Settings, Import Calendar, e, na caixa de diálogo que aparece, clique em Browse.

Procure pelo arquivo de backup do iCal que você tinha criado anteriormente. Na janela Import Calendar, selecione o calendário que você gostaria de inserir eventos (se você tiver mais de um) a partir do menu Calendar e então clique no botão Import.

Por padrão, a sincronização do iCal com o Google Calendário acontece a cada 15 minutos, mas esse intervalo pode ser alterado. Para alterar, clique na guia Account Information da janela Preferences e defina um novo valor a partir do menu Refresh Calendars. Assim como os contatos, repita esses procedimentos em cada um de seus Macs.

Sincronize contatos e calendários com o Entourage
Se você usa o Entourage para armazenar seus contatos e calendários, não vai conseguir sincronizar diretamente com o Google Contatos e Calendário, mas pode fazer isso indiretamente. Em primeiro lugar, siga os passos de configuração do Address Book ou iCal e do Google Contatos ou Calendário (mesmo que o Address Book ou iCal estejam vazios).

146798-google-sync-entourage_386.jpg

Microsoft Entourage pode manter os dados do iCal e Address Book sincronizados com o Google

No Entourage, vá para o menu Entourage, Preferences, selecione Sync Services na lista da esquerda, marque Synchronize Contacts With Address Book And MobileMe e/ou Synchronize Events And Tasks With iCal And MobileMe e clique em Ok. Na próxima caixa de diálogo que aparecer, leia as descrições das três opções para sua sincronização inicial (Combine Information, Delete Entourage Information, ou Delete Information From Macintosh Address Book, iCal, And MobileMe), escolha qual atende mais a suas necessidades e clique em Ok. Na maioria dos casos, se você usa o Entourage para contatos e calendários, a melhor escolha é a opção Delete Information From Macintosh Address Book, iCal, And MobileMe.

Sincronize contatos e calendários com o iPhone e iPod touch
Para sincronizar seus contatos e calendários, você deve estar usando o sistema operacional do iPhone 3.0 ou superior. Vá para Settings, toque em Mail, Contacts, Calendars e então no botão Add Account. Toque em Microsoft Exchange, insira seu e-mail completo associado com a conta do Google no campo Username e sua senha no campo Password.

Deixe o campo Domain em branco e toque em Next. Se a mensagem Unable To Verify Certificate aparecer, toque em Accept. No campo Server, digite m.google.com, e toque em Next novamente. Certifique-se de que a opção Contacts and Calendars esteja habilitada e toque em Done. Quando aparecer uma mensagem perguntando o que fazer com os dados existentes, toque em Delete. A sincronização começa, e tudo acontece sem fio.

146798-google-sync-iphone-exchange_original.jpg

Ative quais opções sincronizar no iPhone com o Exchange

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail