Home > Notícias

Sincronize vários iPods em um só Mac

Existem diversas maneiras de sincronizar diversos iPods a um único Mac, mas o método mais fácil é compartilhar uma pasta de músicas. Veja como fazer.

Kirk McElhearn, Macworld/EUA

26/02/2009 às 19h01

Foto:

Ao ter apenas um iPod ligado ao Mac, é fácil gerenciar sua bibllioteca e sincronizar suas músicas, vídeos e dados. Mas e se você tem um Mac apenas e mais de uma pessoa compartilhando o Mac - e as mesmas músicas? Existem diversas maneiras de sincronizar diversos iPods a um único Mac, mas o método mais fácil é compartilhar uma pasta de músicas. Veja como fazer.

Cada usuário costuma ter sua própria conta no Mac OS X, e o iTunes guarda os arquivos na pasta Música de cada usuário. Se Alice e Paulo gostam de jazz, mas apenas Alice gosta de rock e Paulo, de ópera, no modo “individual” eles ocupam espaço em disco a mais com músicas duplicadas. E, a cada nova música inserida que os dois gostam na biblioteca, eles precisam copiar para a coleção do outro para poder ouvir no iPod.

As contas de usuários do OS X usam permissões para prevenir um usuário de mexer em outras pastas de usuários, mas existe uma pasta pública para compartilhar informações entre os usuários.

Vamos dizer que a Alice já começou a configurar a sua biblioteca. Ela tem músicas na pasta Música | iTunes | iTunes Music em sua pasta de usuário. Se ela navega até o nível superior do disco rígido, clica na pasta Usuários | Compartilhado. Para mover as músicas, ela arrasta a pasta iTunes Music para a pasta Compartilhado e vai às preferências do iTunes.

No painel Avançado, ela clica no botão Alterar na opção Localização da Pasta iTunes Music. Ali, ela navega até a pasta Compartilhado e seleciona a pasta iTunes Music. Agora, o iTunes vai colocar (e buscar) músicas nessa pasta, como mostrado na imagem abaixo:

itunes-shared-interna

Ela então seleciona a pasta iTunes Music no Finder e pressiona Command-I. Clica no cadeado para permitir mudanças (digitando sua senha de usuário) e escolhe a opção Geral e optar por Pasta Compartilhada. No campo Compartilhamento e Permissões, ela seleciona Everyone | Leitura e Gravação (abaixo de Privilégio).

No menu Action (um pequeno ícone com uma engrenagem, próximo ao cadeado), ela escolhe Aplicar aos itens incluídos. Isso diz ao Mac OS X para permitir acesso àquela pasta para todos os usuários.

itunes-shared-interna-2

Agora, quando Paulo entra na sua conta de usuário, ele faz as mesmas modificações na pasta iTunes Music (ambos os usuários devem ter selecionada as opções Manter a pasta iTunes Music organizada e Copiar arquivos na pasta iTunes Music ao adicioná-los à biblioteca - isso faz com que qualquer nova música inserida na biblioteca vá para o local certo). Paulo então arrasta a pasta iTunes Music em sua pasta Compartilhado à janela do iTunes para adicionar os arquivos de Alice a sua biblioteca.

Com isso configurado, os dois podem ver as mesmas músicas. Cada um pode criar suas próprias listas de reprodução e sincronizar seus iPods. Se Paulo não quer nada de rock de Alice, basta selecionar e apagar (garantindo que o iTunes mantenha o arquivo, para que Alice possa usá-lo).

A única pegadinha ocorre quando um dos dois adiciona novos conteúdos às bibliotecas. Quando Alice copia um novo CD, os arquivos são inseridos na sua biblioteca e gravados na pasta Compartilhado. Mas o iTunes de Paulo não varre essa pasta a todo momento por novos arquivos - ele só sabe o que foi adicionado a cada biblioteca.

Ele precisa ir à pasta iTunes Music na pasta Compartilhado, encontrar a pasta com o novo CD e arrastar para sua janela do iTunes (ou ir a Arquivo | Adicionar à Biblioteca e selecionar a pasta na caixa de diálogo Abrir). Desse modo, ele adiciona essas músicas a sua coleção. O mesmo vale para outros arquivos, como vídeos ou áudio-livros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail