Home > Notícias

Sindicato paulista busca denúncias de contratação irregular em TI

Enbtidade já recebeu 70 e-mails com denúncias que serão encaminhadas ao Ministério Público e do Trabalho.

Tatiane Seoane, do ComputerWorld

25/09/2008 às 12h15

Foto:

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados do Estado de São Paulo (Sindpd) iniciou uma estratégia para reunir denúncias de trabalhadores contratados mediante terceirização. O objetivo é punir as empresas que se beneficiam da oferta de serviços de baixo custo em TI. A primeira manifestação aconteceu por meio de comunicado no jornal Valor Econômico na última terça-feira (23/09).

Desde a publicação do comunicado, o sindicato recebeu cerca de 70 e-mails com denúncias, segundo Emerson Morresi, diretor da instituição. Ele afirma que o Sindpd entrará com ação judicial contras as companhias denunciadas e levará as acusações aos Ministérios Público e do Trabalho.

De acordo com Morresi, os empresários que buscam e fazem a contratação de “falsas cooperativas, de falsos estagiários, de autônomos e de PJs” (conforme comunicado) “são vilões” e não estão cientes das punições de contratações fora da CLT.

Este trabalho existe por parte do Sindpd há quatro anos, porém apenas agora o sindicato tornou pública a iniciativa. “Temos visto crescimento da receita de até 50% das empresas de Tecnologia da Informação no País, enquanto o índice de contratações irregulares aumenta cada vez mais”, diz Morresi. No entanto, o presidente da entidade de classe não soube informar o porcentual de contratações irregulares de profissionais de processamento de dados, computação, informática e tecnologia da informação, em relação a contratos formais.

A fraude na contratação de trabalhadores prevê pena de um mês a um ano, na dicção do Código Penal, artigo 203 e multa. Morresi informou que até a próxima semana o comunicado será publicado também nos jornais Folha de S. Paulo e DCI - Comércio, Indústria & Serviços.

Para denunciar, os trabalhadores podem entrar em contato por meio do telefone (11) 3824-5600 ou através do e-mail sindpd@sindpd.org.br.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail